Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Leomon, do goalball, será porta-bandeira do Brasil na abertura

Após cerimônia de hasteamento da bandeira do Brasil, CPB anuncia Leomon Moreno como porta-bandeira da delegação nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Confira!

Nessa quinta-feira (22), após a cerimônia de hasteamento da bandeira do Brasil, na Vila Parapan-Americana dos atletas, Leomon Moreno, medalha de prata na Paralimpíada de Londres e bronze na do Rio, foi anunciado como porta-bandeira da delegação nos Jogos de Lima 2019. A cerimônia de abertura será realizada nessa sexta (23), às 20h (horário de Brasília), no Estádio Nacional, na capital peruana.

+ A EQUIPE DO OTD VISITOU A VILA PARAPAN-AMERICANA. ASSISTA!

Além das duas medalhas paralímpicas, Leomon conquistou duas vezes o título mundial da modalidade (2014 e 2018) com a Seleção Brasileira. Em Jogos Parapan-Americanos, foi medalha de ouro em Toronto 2015.

Leomon perdeu a visão quando ainda era bebê por conta de uma retinose pigmentar. O atleta conheceu o goalball por meio dos irmãos, que têm a mesma deficiência dele e já praticavam o esporte.

“Pra mim é uma responsabilidade muito grande representar 337 atletas, isso pro Goalball, para minha modalidade, é muito importante. A gente que vem numa ascensão muito grande dentro do mundo. Nossa modalidade é a modalidade paralímpica que mais cresce no mundo. Nada melhor do que ser porta-bandeira da melhor nação do mundo, que é o Brasil, né? Eu ainda fui pego de surpresa. A felicidade é imensa,” contou Leomon após o anúncio.

O atleta será porta-bandeira cedo, com apenas 26 anos e ganhou como presente de aniversário já que completou a nova idade na última quarta (21): “Isso, presente de aniversário receber essa notícia, muito feliz mesmo. Presente mais que especial do pessoal do Comitê Paralímpico Brasileiro, agradecer imensamente, ao presidente Mizael, que depositou essa confiança em mim.”

Esta é maior delegação brasileira na história de Parapans e todas as 17 modalidades terão representantes nacionais. O Brasil busca repetir o feito das três últimas edições dos Jogos continentais. Desde o Rio 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim em 2007, em Guadalajara 2011 e em Toronto 2015. Neste último, foram obtidas 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

A delegação brasileira espera, ainda, conseguir fazer a melhor campanha dos Parapans, passando os números de medalhas de ouro da última edição da competição. Para isso, enfrenta um grande desafio: as reclassificações e mudanças nas provas ou categorias – que unem e até saem do programa na disputa de medalhas.

Nessa quinta, o Brasil fez sua estreia no tênis de mesa. Já na sexta (23), a Seleção estará presente nas disputas de Rúgby em Cadeira de Rodas, Judô e, mais uma vez, Tênis de Mesa dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Confira a programação completa aqui!

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Paralimpíada Todo Dia