Siga o OTD

Parapan 2019

Atual tricampeão, Brasil sabe da responsabilidade em Lima 2019

Divulgação

Atual tricampeão dos Jogos Parapan-Americanos e com duas pratas e um bronze nas últimas três edições do Campeonato Mundial de vôlei sentado. Essas são as credenciais do Brasil antes da disputa das partidas em Lima 2019.

A Seleção Brasileira masculina não terá uma parada tão difícil no primeiro jogo em Lima. Os brasileiros terão pela frente o Peru, que no papel é a equipe mais fraca que participa dos Jogos Parapan-Americanos. Para o técnico Célio Cesar, a participação do Brasil deve ser guiada pela responsabilidade.

“O primeiro jogo é teoricamente o mais fácil. O Peru está treinando a 6 – 8 meses, pelo que temos de informação, e nós somos os atuais tricampeões do Parapan-Americano. Mas sabemos da importância disso, da dificuldade que isso traz para nós”, comentou o técnico.

Se no primeiro dia de participação o adversário é mais tranquilo, a partir do segundo tudo muda. Da forma como a tabela dos Jogos Parapan-Americanos foi feita, a Seleção Brasileira terá que fazer dois duelos no mesmo dia, o primeiro contra a Costa Rica, pela manhã, e contra os Estados Unidos, de noite.

“Sabemos das dificuldades e estamos trabalhando com todas. No segundo dia são dois jogos, o local de partida é bem longe da Vila, então a logística deverá ser pensada direito, mas os atletas estão cientes. O terceiro confronto é contra os Estados Unidos e eles vem crescendo no cenário da modalidade, com intercâmbios, com trabalho de seleção permanente. Tudo está sendo pensado no que precisa ser feito para o nosso objetivo”, comentou o técnico.

Ouro por Tóquio

“Não podemos pensar em Tóquio. Não posso deixar que eles pensem no próximo ano, em Tóquio 2020, se para estar lá é preciso vencer aqui”. Célio César é muito direto quando o assunto é a preparação para a próxima edição dos Jogos Paralímpicos. Isso acontece porque, no vôlei sentado masculino, o país que se sagrar campeão dos Jogos Parapan-Americanos garante vaga na edição paralímpica do próximo ano.

Se o ouro não vier a situação se complica um pouco, mas ainda é possível. Caso o Brasil não termine como campeão dos Jogos Parapan-Americanos de 2019, a alternativa para o vôlei sentado será o pré-olímpico mundial. Nesta competição, que tem data prevista para o começo de 2020, participarão todas as equipes que almejam e ainda não possuem a vaga em Tóquio 2020.

“Pensamos em uma coisa de cada vez. O foco está e tem que estar aqui. Mas se a alternativa seria a repescagem mundial, o Pré-Olímpico mundial que contará com as equipes do mundo todo como Alemanha, que é uma seleção bem complicada, com a Ucrânia que vencemos no mundial mas com um jogo muito difícil. Então nosso caminho é por aqui, o objetivo é manter o título”, finalizou Célio Cesar.

A modalidade

No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São 6 jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. Os sets têm 25 pontos corridos e, o tie-break, 15. Ganha a partida a equipe que vencer três sets. A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).

Classificação dos atletas

Os jogadores são divididos em dois grupos, de acordo com o grau de limitação ocasionado pela sua deficiência. Os com amputações e com problemas locomotores mais acentuados são classificados como VS1. Já os que possuem deficiências quase imperceptíveis como problemas de articulações leves ou
pequenas amputações nos membros são classificados como VS2. Cada equipe só pode contar com dois jogadores da classe VS2 no time. E os dois não podem estar em quadra ao mesmo tempo.

Formula de disputa dos Jogos Parapan-Americanos

Na chave masculina seis países disputam a competição, Brasil, Peru, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos e Colômbia. Na primeira fase do torneio todo jogam contra todos, os quatro melhores classificados se classificam para a semifinal, com os vencedores disputam o ouro e os perdedores jogando pela medalha de bronze.

Já no feminino são quatro os países participantes, sendo eles Brasil, Canadá, Estados Unidos e Peru. Assim como entre os homens, na primeira fase dos Jogos Parapan-Americanos todos duelam contra todos, definindo a ordem de classificação. Nas semifinais, o primeiro enfrenta o quarto e o segundo mede forças com o terceiro. Os vencedores se garantem na decisão da competição e os derrotados se enfrentam pelo terceiro lugar.

CALENDÁRIO  GUIA DO PARAPAN  NOTÍCIAS

Mais em Parapan 2019