Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros fazem últimos treinos antes de Parapan de Lima

Crédito: Ivo Felipe/CPB
A partir desta segunda-feira, 12, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe nove Seleções que representarão o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. O período servirá como aclimatação para o maior evento das Américas, cuja cerimônia de abertura acontecerá no dia 23 de agosto. As competições na capital peruana seguirão até o dia 1º de setembro.
Nesta semana, de 12 a 16, os atletas fazem os últimos ajustes para a principal competição da temporada. Equipes de atletismo, basquete em cadeira de rodas (feminino e masculino), futebol de 5, goalball (feminino e masculino), halterofilismo, natação, parabadminton, tênis de mesa e vôlei sentado (feminino e masculino) utilizam as estruturas do CT Paralímpico para a realização dos treinos finais antes do embarque para Lima.
“É muito importante essa última fase para fazer os ajustes finais. Damos um ritmo de treinamento com intensidade mais alta e fazemos as revisões táticas, tanto ofensivas quanto defensivas, treinamos as bolas paradas”, ressaltou o técnico da Seleção de futebol de 5, Fábio Vasconcelos, que buscará a quarta medalha dourada do Brasil na principal competição das Américas.
Ao todo, serão 513 integrantes na missão brasileira, sendo 337 atletas, entre os quais atletas-guias, calheiros, goleiros e pilotos, que não possuem deficiência, de 23 estados e do Distrito Federal em 17 modalidades. Este número representa um acréscimo de 24% em relação ao time que ostentou o pavilhão nacional na última edição do Parapan, na cidade canadense de Toronto, em 2015.
O embarque da equipe será dividido em seis dias a partir do sábado, 17.
dia 17 (sábado) – halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado.
dia 18 (domingo) – basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô e natação.
dia 19 (segunda-feira) – atletismo.
dia 20 (terça-feira) – atletismo, natação, tênis em cadeira de rodas e tiro esportivo.
dia 21 (quarta-feira) – ciclismo.
dia 23 (sexta-feira) – bocha, ciclismo, parabadminton, parataekwondo.

Mais em Paralimpíada Todo Dia