Siga o OTD

Parapan 2019

Pernambucana faz últimos ajustes antes do Mundial e Parapan

Carol Santiago avalia período de treinamentos antes de competições importantes na temporada

Alê Cabral/CPB

Os nadadores usarão a 2ª etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de natação para avaliar treinos e fazer últimos ajustes antes dos Jogos Parapan-Americanos de Lima e do Campeonato Mundial, que será em setembro, em Londres. O evento reunirá 273 nadadores de 18 estados e do Distrito Federal, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, neste fim de semana, 13 e 14.

A equipe que representará o Brasil na piscina olímpica de Londres, no Mundial de setembro, foi convocada no início de julho, com 26 atletas, dos quais, 25 nadarão no CT Paralímpico neste final de semana. A convocação da equipe que disputará o Parapan de Lima ocorrerá somente na próxima terça-feira, 16.

No entanto, desde a segunda-feira, 8, a equipe que disputará o Mundial, em Londres, está reunida no CT para treinamentos e avaliações. Esta etapa nacional do Circuito Loterias Caixa é a última disputa antes dos dois principais eventos da temporada para a modalidade. “O Circuito Loterias Caixa deste final de semana servirá para avaliarmos como foi o bloco de força, que compõe a parte final da preparação para o Mundial. Tivemos semanas intensas, e nesta semana treinamos de forma mais leve por conta da competição”, disse a nadadora pernambucana Carol Santiago, que debutará em Mundiais.

A recifense nasceu com Síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Ela começou no paradesporto apenas no ano passado e estreou na Seleção Brasileira de natação paralímpica no Open Loterias Caixa, em abril, também no CT Paralímpico, e na ocasião bateu duas vezes o recorde mundial dos 100m peito da classe SB12 (baixa visão).

A 1ª etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa aconteceu em maio, também no CT Paralímpico, e reuniu 236 atletas de 14 estados e do Distrito Federal. Para disputar as etapas nacionais do Circuito, os atletas precisam ter os índices mínimos estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB. No primeiro semestre, os nadadores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril.

Já a terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro e está programado para ocorrer nos dias 26 e 27 de outubro, também no CT, e reunirá os melhores nadadores do ano.

Mais em Parapan 2019