Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleções de goalball treinam com foco em Lima e no Mundial

Goalball foca no Parapan
Ale Cabral/CPB

Três Seleções brasileiras de goalball reúnem-se no Centro Paraolímpico, em São Paulo, para treinamentos até a segunda-feira (1º). As equipes principais masculina e feminina e a masculina de jovens buscam se preparar para as competições importantes da temporada, em agosto: os Jogos Parapan-Americanos, em Lima e o Mundial de Jovens, que acontece na Austrália.

Dos sete convocados para a Seleção de jovens de goalball, quatro treinam em conjunto com os jovens do Camping Escolar Paralímpico. Os outros três treinam com o time principal. Brian Araújo, de 16 anos, é aluno do Centro de Formação Esportiva do Centro Paraolímpico e foi um dos convocados e competirá no Mundial de Jovens.

“Estar com a Seleção principal é o sonho de qualquer atleta, em qualquer modalidade. Os jogadores da Seleção são muito experientes, têm muitos anos de goalball e é muito bom estar aprendendo. É uma vivência para o resto da vida e quero aproveitar muito. Estou tomando coragem para pedir uma camisa para o Parazinho”, comenta aos risos o paulistano que foi diagnosticado com a doença de Stargardt aos sete anos de idade. A doença prejudica principalmente o centro do campo de visão, tendo menos impacto na visão periférica, o que classifica Brian como B3.

O jogador conheceu a modalidade apenas no ano passado, quando começou a treinar no Centro de Formação. Logo de cara, se encantou com a modalidade. Sobre o Mundial de jovens, ele comenta que as expectativas estão altas: “Eu participei do Campeonato Paulista, Brasileiro e das Paralimpíadas Escolares. Então essa vai ser a minha primeira experiência internacional e eu estou muito ansioso!”

Já as equipes principais treinam com foco nos Jogos Parapan-Americanos, que também serão no mês de agosto. “O nosso foco principal é a conquista do bicampeonato do Parapan. A nossa estratégia vem sendo desenvolvida desde janeiro, com a participação da Seleção do torneio no Japão, no Malmo Cup agora em maio, e a realização de seis fases de treinamento, avaliando as atletas nos aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos até a formação final da equipe”, afirmou Dailton Ferreira, técnico da Seleção feminina.

Alessandro Tosim, que comanda o time masculino, conta que após o Malmo Cup, algumas ações estão sendo adaptadas: “Estamos tentando corrigir algumas falhas defensivas que aconteceram na nossa equipe e potencializar o que foi bastante eficaz na competição, como bolas de profundidade que a gente bateu e converteu em gols”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia