Siga o OTD

Pan 2019

Brasil conquista mais seis medalhas na natação em Lima

Equipe brasileira fecha o dia com três ouros, uma prata e dois bronzes nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019

Alexandre Loureiro/COB

O Brasil conquistou mais seis medalhas na natação nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. O destaque desta sexta-feira (09), foram Bruno Fratus e Etiene Medeiros, que venceram os 50m livre e o revezamento 4x200m livre masculino, que os brasileiros fizeram o novo recorde Pan-Americano da prova.

Etiene Medeiros abriu o garimpo logo na primeira final da noite. Venceu os 50 metros livre com 24s88, a única da prova abaixo dos 25 segundos. Os Estados Unidos completaram o pódio com Margo Geer e Madison Kennedy, que cravaram, pela ordem, 25s03 e 25s14. Lorrane Ferreira também fez essa final e ficou em quarto, com 25s52.


Bruno Fratus veio logo a seguir para conquistar o outro ouro desta prova, no naipe masculino. Cravou 21s61 e venceu Nathan Adrian, medalhista de bronze na prova no Rio 2016. O nadador dos Estados Unidos fez 21s87, à frente de seu compatriota Michael Chadwick, que marcou 21s99 e ficou com o bronze. Pedro Spajari fechou em sexto, com 22s27.

“Sensação boa. Não podia ser diferente. Vim aqui, estava devendo esse ouro dos 50m livre desde 2015. Tem sido uma competição pesada, vindo do Mundial, vindo de uma cirurgia. Então estou ansioso para dar uma descansada”, disse Bruno Fratus. “Pan-Americano bom. Excelente! Teve muita gente boa ganhando medalha, teve muita gente boa melhorando o tempo. Foi uma experiência boa”, completou.

No revezamento 4×200 masculino, o Brasil fez uma prova crescente. A equipe formada por Luiz Altamir Melo, Fernando Scheffer, João de Lucca e Breno Correia não teve uma boa saída e acabou fazendo a primeira torca de nadadores na segunda posição. Porém, a partir do segundo atleta na água, os brasileiros foram dominantes, cresceram e saíram para a vitória com o tempo de 7:10:66s, superando o recorde da prova que era de 2015 do Brasil. Completaram o pódio os Estados Unidos, com a marca de 7:14.82s, e o México ficou com o bronze com o tempo de 7:19.43s.


Dois brasileiros foram ao pódio na prova dos 400m medley masculino. Nadando sempre entre os líderes da prova, Leonardo Santos teve uma prova controlada e terminou com o tempo de 4:19.41s, ficando com a medalha de prata. Diferente de seu compatriota, Brandonn de Almeida cresceu após os primeiros 100m, saindo do quinto lugar para o terceiro. No fim, mesmo com a pressão exercida pelo equatoriano Tomas Alberto Avila, o brasileiro acelerou nos últimos 30m e confirmou o bronze, com a marca de 4:21.10s. A medalha de ouro ficou com o americano Charles Swanson.


No revezamento 4x200m livre feminino, a equipe brasileira formada por Manuella Lyrio, Larissa Oliveira, Gabrielle Roncatto, Aline Rodrigues se manteve na terceira colocação desde o começo da prova e terminou com o tempo de 8:07.77s, ficando atrás dos Estados Unidos, que conquistaram o ouro com a marca de 7:57.33s, e do Canadá, que foram prata com 7:59.16s.


Brasil fora do pódio

Na prova dos 400m medley Fernanda de Goeij não conseguiu ir ao pódio. Nadando abaixo das demais participantes durante todo o tempo, a brasileira fez a marca de 4:50.83s, ficando na sétima colocação. As medalhas ficaram com Tessa Camile Ciepucha, do Canadá, a prata foi da argentina Virginia Martin e a terceira posição foi da canadense Marie-Sophie Harvey.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019