Siga o OTD

Pan 2019

Mesmo errando muito, Brasil sobra contra o Paraguai

Com certa facilidade, mas abusando dos erros, Brasil faz 81 a 37 e passa pelo Paraguai. As colombianas serão as próximas adversárias na semifinal

Não foi nada fácil vencer a equipe do Paraguai. Mentira, as mulheres do basquete brasileiro não precisaram suar e sofrer para conquistarem a terceira vitória em três jogos pelo Grupo A dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Brincadeiras à parte, as paraguaias não possuem técnica e físico para baterem de frente com o Brasil, que fez 81 a 37 no placar, mesmo errando muito no ataque, muito mesmo.

Agora as brasileiras já se preparam para o próximo desafio. A equipe pega a Colômbia na fase semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Na outra semifinal, os Estados Unidos aguardam a definição entre Canadá e Porto Rico.

Todos sabiam que essa seria a partida mais tranquila da fase de classificação e foi mesmo. Talvez por isso, as brasileiras tenham relaxado um pouco e se mostraram afobadas em definir logo o jogo. O aproveitamento nos arremessos de quadra no primeiro tempo foi fraco, mas no segundo tempo as coisas melhoraram, já que a defesa seguiu sufocante e várias cestas foram feitas de muito perto.

A cestinha do Brasil foi Stephanie, que marcou 15 pontos, pegou 5 rebotes, deu dois tocos e ainda distribuiu 3 assistências. Clarissa, que terminou com 10 pontos, falou sobre o momento da equipe. “O time está respondendo em quadra. A gente está confiando totalmente na rotação. Todo mundo sabe que vai entrar e dar o melhor lá dentro.”

E falando nelas, as assistências chamaram a atenção de novo, foram 15 no total. O jogo coletivo do Brasil é muito forte e todas as 10 que entraram em quadra pontuaram. Contudo, o time errou demais e perdeu 21 bolas. Menos mal que foram 24 roubos, deixando um saldo de +3.

O Paraguai jamais ameaçou e também não fez uma boa partida. O time errou demais e deu diversas chances para as brasileiras. No final, o jogo foi o mais fraco do Brasil na primeira fase e não animou a torcida presente no Coliseo Eduardo Dibós.

José Neto conseguiu poupar Erika e ainda usou Izabella, que ainda não tinha entrado em quadra. Débora, que vem sendo uma das armadoras titulares comentou sobre a vitória. “A gente vem apresentando uma intensidade ofensiva e defensiva, que o Neto vem aplicando nos treinamentos. Essa postura e padrão tático está fazendo a diferença”.

Mais em Pan 2019