Siga o OTD

Pan 2019

Marcus D’Almeida quebra recorde e fica em 2º na classificatória

Reprodução/Facebook

O brasileiro Marcus D’Almeida fez uma prova brilhante na classificatória do tiro com arco recurvo na manhã desta quarta em Lima, nos Jogos Pan-americanos. O arqueiro marcou 692 pontos e quebrou o recorde brasileiro da prova. Também superou o recorde do Pan, mas não será detentor da marca. O americano Brady Ellison destruiu a marca de 673 do Pan de 2015 e estabeleceu o recorde mundial da prova com 702.

O recorde anterior pertencia ao sul-coreando Kim Woojin, que havia estabelecido a marca nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Apesar de ficar na sombra do desempenho histórico do americano, D’Almeida se coloca como um dos favoritos à medalha em Lima. Ele volta a competir no individual na sexta-feira contra o guatemalteco José Palácio Lopez, nos 16avos-de-final da prova. A classificatória não eliminou nenhum atleta, apenas os classificou por desempenho para o mata-mata. Palácio Lopez, portanto, foi o segundo pior da primeira fase, com 605 pontos.

+ CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO TIRO COM ARCO NO PAN 2019.

Mais dois brasileiros disputaram o tiro com arco recurvo hoje. Bernardo de Sousa Oliveira ficou 11º, com 659 pontos. Assim, ele enfrentará outro guatemalteco na próxima fase, Diego Castro Rojas. Marcelo da Silva Costa ficou em 19º com 651 pontos e pegará o argentino Mario Jajarabilla.

Somando a participação dos três brasileiros na prova, o Brasil teve a segunda melhor somatória para a prova por equipes. Assim, enfrenta a sétima melhor equipe, o Chile, nas quartas-de-final a partir das 16h30 desta quarta, horário de Brasília.

A manhã também teve a classificatória do tiro com arco composto feminino. Gisele Meleti ficou em 9º entre 10 competidoras, e irá enfrentar a peruana Beatriz Hurtado por uma vaga nas oitavas de final. A atual recordista mundial da prova, Sara Lopez, da Colômbia, não decepcionou e terminou em primeiro. Ela fez 708 pontos, novo recorde do Pan e apenas cinco pontos atrás de seu recorde mundial.

As provas do tiro com arco continuam nesta quarta com a classificatória do composto masculino e do recurvo feminino.

Mais em Pan 2019