Siga o OTD

Pan 2019

Brasil disputa revezamentos e mais cinco finais nesta noite

Após as eliminatórias, os brasileiros avançaram em cinco provas, com nove aletas, que disputam as finais à noite. Além disso, terá também o revezamento 4×100 livre masculino e feminino

João Gomes Júnior foi ouro em Pequim na etapa da China da Champions Series de natação
Matheus Paiva/SSPress/CBDA

Nessa terça-feira (06), o Brasil disputou as classificatórias para as finais da primeira noite da Natação, nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Com representantes em todas as provas, os brasileiros avançaram em cinco, com nove atletas. Aline Rodrigues e Viviane Jungblut nos 400m livre feminino. Fernando Scheffer e Luiz Altamir nos 400m livre masculino. Jhennifer Conceição na final A dos 100m peito, enquanto Pamela Alencar disputa a B. João Luiz Gomes Júnior e Felipe Lima com os melhores tempos do 100m peito masculino. E, fechando, Luiz Altamir e Léo de Deus, nos 200m borboleta.

+ CONFIRA O CALENDÁRIO DA NATAÇÃO

Além disso, Giovanna Diamante faz a final B do 200m borboleta e Maria Luiza Pessanha não veio por lesão. Todas as finais serão disputadas nesta noite, à partir das 22h30 (horário de Brasília). Além delas, o Brasil compete no revezamento 4×100 livre masculino e feminino, com grandes chances de medalha. Veja em detalhes todas as provas disputadas pelos brasileiros nessa manhã, na capital peruana!

400m livre feminino

As duas brasileiras conseguiram a classificação. Aline Rodrigues ficou com o quarto melhor tempo na prova de 400m livre feminino, que abriu o dia da natação em Lima. A brasileira nadou para 4:14.15. Depois, Viviane Jungblut garantiu sua vaga com a última chance, em oitavo lugar, com 4:16.79. Vivi já tem na coleção uma medalha de bronze na maratona aquática 10km. 

“A prova encaixou bem, fui me sentindo melhor do meio pro final da prova. Acho que por ser de manhã e a primeira prova, eu estava bem ansiosa. O tempo foi bom, consegui classificar. E nadar a tarde é bem melhor, dá pra melhorar”, disse Aline, que disputa o seu primeiro Pan.

400m livre masculino

Classificação tranquila para Scheffer e Luiz Altamir! Os brasileiros nadaras em séries separadas. Fernando Cheffer fez 3:50.80 e ficou com o terceiro lugar. Depois, Luiz Altamir fez 3:53.87 e avançou com o quinto melhor tempo da categoria. A prova final acontece nessa noite.

100m peito feminino

O Brasil mais uma vez tinha duas representantes na prova dos 100m peito feminino. Jhennifer Conceição ficou com o quinto melhor tempo geral nadando para 1:08.37. Já Pamela Alencar fez 1:10.65 e ficou com o décimo lugar. Jhennifer classificou para a disputa da final A. Pamela disputa a final B, que decide do nono ao décimo sexto.

100m peito masculino

Brasileiros puxam a fila dos classificados nos 100m peito masculino! João Luiz Gomes Júnior e Felipe Lima fizeram os melhores tempos da prova 100m peito masculino na classificatória dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. João completou em 59.57, enquanto Felipe passou com 59.91. Podemos ter esperança de dobradinha no pódio? Veremos à noite!

“A gente está trabalhando pra isso. A gente quer nadar bem, mas pensando no companheiro de vir junto e estar ocupando esse lugar no pódio”, disse Felipe. “Pra mim era um sonho, meu primeiro Pan-Americano e, poxa, acabou o Mundial, as esperanças sobem”, conclui João.

200m borboleta feminino

A prova não contou com bons resultados para o Brasil. Giovanna Diamante nadou os 200m borboleta feminino para 2:15.55 e passou com a nona colocação apenas para a final B, que será disputada à noite, mas decide apenas do nono ao décimo sexto lugar. Além disso, a outra representante brasileira seria Maria Luiza Pessanha que estava classificada, mas viajou para Lima. Se recupera de uma fratura.

200m borboleta masculino

Na última prova do qualificatório, Luiz Altamir conseguiu se classificar em terceiro lugar com o tempo de 1:58.76. Já Léo de Deus fez para o tempo cravado de 2:00.00. Léo, inclusive, disputa o tricampeonato dos Jogos Pan-Americanos nos 200m borboleta, fato inédito nessa prova. Os dois brasileiros avançam para a final, que será disputada nesta noite, às 22h30 (horário de Brasília).

“O tempo foi suficiente para estar nessa final. Eu sabia que como eu estava na última série, eu sabia que eu podia segurar ao máxim, o quanto eu podia fazer de força na prova. Classifiquei com o quinto tempo, a tarde vai ser uma prova bem diferente, a gente vai acelerar bem essa prova”, comentou Léo.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Pan 2019