Siga o OTD

Pan 2019

Bia Bulcão começa disputa na esgrima no Pan nesta segunda

Crédito: Alexandre Loureiro/COB.

A brasileira Bia Bulcão inicia, nesta segunda-feira (05), a briga por medalhas nos Jogos Pan-Americanos. O torneio individual do florete começa a partir de 12h40 (horário de Brasília), no Centro de Convenções de Lima, e se estende durante todo o dia, até 20h45, quando está marcada a disputa da medalha de ouro.

Bia é a atual líder do ranking nacional de florete feminino, com 456 pontos, 48 a mais que Gabriela Cecchini, sua companheira de Seleção em Lima. No último Mundial, foi a única brasileira a se classificar para a fase principal do florete feminino, ficando em 55° lugar.

Os adversários das pules serão divulgados pela organização do Pan apenas neste domingo. Mas Bia sabe muito bem que terá canadenses e norte-americanas como principais obstáculos na disputa por uma vaga no pódio.

“Eu acho que dá para buscar algo. Fui muito bem no Mundial, estou me sentindo à vontade, então acredito que tenha chances nesta disputa. Normalmente, alguns países não priorizam essa competição, mas sempre vêm com atletas fortes. Será uma disputa boa”, prevê a atleta.

+ CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA ESGRIMA NO PAN 2019

A história de Bia com os Jogos Pan-Americanos começou antes de ser uma atleta da Seleção. Aos 13 anos, já praticando esgrima no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, ela assistiu aos Jogos do Rio-2007. Quatro anos depois, era a vez de a garota debutar no Pan, em Guadalajara (MEX). Uma sensação que parece se repetir a cada vez que volta a conviver com o clima do evento.

“Lembro que me causou impacto ser tudo bem grande. Na primeira participação você admira tudo, o fato de ser tudo no horário certinho, uma competição mais formal e muito midiática. Nessa edição estou bem mais à vontade, pois já conheço o clima dos Jogos”, ressalta.

Além do torneio individual, Bia disputa em Lima também o torneio de equipes, na quinta-feira (8). O Brasil tem chances de medalhas nessa disputa, tendo sido quarto lugar no último Campeonato Pan-Americano, no Canadá.

Mais em Pan 2019