Siga o OTD

Pan 2019

Brasil perde jogaço contra o Chile e cai na semifinal do Pan

Seleção Brasileira corre atrás do prejuízo, mas não evita derrota por 32 a 29 para os chilenos. Vaga olímpica vira sonho distante

Brasil x Argentina - Campeonato Sul e Centro-Americano de handebol masculino 2020
Foto: Washington Alves/COB

Que o jogo seria difícil, todos nós já sabíamos. No entanto, desta vez foi ainda mais complicado. Desde o início, a Seleção Brasileira masculina de handebol encontrou muitos problemas diante do Chile. Atrás no placar durante grande parte do tempo, os comandados de Washington Nunes bem que tentaram correr atrás do prejuízo, mas não foi o suficiente. Com bela atuação ofensiva, os chilenos levaram a melhor por 32 a 29 e garantiram um lugar na final dos Jogos Pan-Americanos.

O equilíbrio fez parte da partida. Era inevitável. Aos poucos, com muita intensidade e segurança, o Chile virou bolas importantes quando ia ao ataque e manteve a vantagem no marcador. Pela direita, Ayala passava por cima da defesa brasileira. O alto nível chileno chamou a atenção e a equipe levou três gols de margem para a etapa final: 18 a 15.

No retorno para a quadra, o Brasil deu a entender que passaria a controlar o confronto. Apesar de ainda sofrer e cometer erros defensivos, a postura foi diferente. Tanto que o time verde e amarelo chegou a virar o duelo (23 a 22). A partir dali, os problemas voltaram a aparecer. Melhor para o Chile, que soube como aproveitar com consciência. Mesmo com ambos se revezando na ponta do placar, os chilenos cresceram na reta final e voltaram a ter estabilidade. Irritados, os jogadores brasileiros se lançaram em busca de um milagre. Nada feito. Triunfo do rival.

“Foi uma partida dura. O Chile vinha muito bem durante o torneio. Eles foram merecedores, nós temos que trabalhar mais. A proposta chilena estava muito clara, aproveitaram os nossos erros também. Tomamos muitos gols de contra-ataque no primeiro tempo, levamos 18 gols. Esse foi o ponto chave da partida. Eles estavam bem, temos que reconhecer”, avaliou Henrique Teixeira.

“Estamos, fizemos tudo direitinho. Só que tem as variáveis que você não controla. Tivemos alguns momentos de desatenção durante o jogo. O goleiro deles fez uma partida bem acima da média, pegando várias bolas de seis metros. Faltou um pouco mais de paciência no ataque, um pouco mais de intensidade na defesa. Não faltou vontade. Lutamos o jogo inteiro e o time do Chile foi superior hoje”, falou o capitão Thiagus Petrus.

O Brasil buscava o quarto título dos Jogos Pan-Americanos. Com a derrota, as chances de vaga olímpica diminuíram drasticamente. Para chegar ao Pré-Olímpico, contando com o resultado no Mundial de janeiro, será necessário torcer para o Egito conquistar o Campeonato Africano e que as vagas europeias fiquem com Noruega, França, Alemanha, Suécia, Croácia ou Espanha. Complicou…

Esta é a primeira vez em que o Chile disputará o ouro na história dos Jogos Pan-Americanos. Antes, foram duas medalhas de bronze na conta (Guadalajara 2011 e Toronto 2015).

Mais em Pan 2019