Siga o OTD

Pan 2019

Com bons e maus momentos, Brasil sonha com pódio em Lima

Rachel Silveira tem bom resultado no primeiro dia de classificatórias e pode avançar para a final da pistola 25m; Georgia Furquim fica ‘no quase’ no skeet

Georgia Furquim em posição para disparo
Wagner Meier / CBTE

A sexta-feira (02) foi agitada para os atletas do Brasil no tiro esportivo dos Jogos Pan-Americanos de Lima. O país contou com representantes nas quatro provas do dia. Entre os principais destaques, Rachel Silva registrou bom desempenho na primeira série de classificatórias da pistola 25m e tem chances interessantes de avançar para a finalíssima. Além disso, Georgia Furquim Bastos ficou a quatro pontos da grande decisão do skeet feminino e não alcançou a vaga.

Skeet feminino

Depois de participar das três rodadas iniciais, Georgia voltou à Base Área de Las Palmas para a sequência da prova. Com o sétimo posto, ela precisava melhorar os resultados para subir, no mínimo, uma posição. No entanto, também prestigiou o alto rendimento das rivais diretas. A peruana Daniela Borda contou com o apoio do público presente e subiu duas colocações, acirrando a disputa entre a brasileira e Francisca Crovetto, do Chile.

Georgia Furquim Bastos fechou com um total de 112 pontos após os cinco lances (23, 22, 23, 24 e 20), ficando de fora do skeet feminino. Faltou pouco. Francisca Crovetto anotou 115 pontos (22, 22, 25, 22 e 24) e carimbou o passaporte para a final do torneio.

Também nesta competição, Danielle Gedeon foi deixada para trás ao longo dos disparos. O início promissor não foi mantido para a reta crucial. Aos 51 anos, finalizou com o décimo lugar geral ao marcar 97. A definição do pódio acontecerá ainda hoje.

Pistola 25m feminino

Querendo uma vaga para brigar pelo pódio, Rachel Silveira começou de maneira interessante a prova classificatória da pistola 25m. Na categoria de precisão, assegurou o sexto melhor retrospecto. Apenas as oito primeiras prosseguirão para a decisão. A paulista foi responsável por 286 pontos e segue próxima das líderes. A continuação da qualificatória está marcada para este sábado (03). As equatorianas Andrea Pérez e Diana Durango mantêm a ponta, seguidas de perto pela mexicana Karen Quezada.

Skeet masculino

Na primeira série do skeet masculino, Renato Portela e José Vendruscolo ficaram distantes da zona de classificação para a final. Em 15º e 19º lugares respectivamente, ambos precisam de marcas expressivas para alcançarem os seis mais bem colocados. Amanhã, cada atleta terá três rodadas.

Carabina de ar 10m masculino

Leonardo do Nascimento bem que tentou, mas não conseguiu avançar na carabina de ar 10m. Ao término da prova, anotou 616 pontos e estacionou na 13ª posição. Oitavo e último a se classificar, o uruguaio Rudi Lausarot fez 618. Em 25º, Jefferson Lima também foi eliminado.

O estadunidense Lucas Kozeniesky faturou a medalha de ouro. O mexicano Edson Ramírez levou a prata, enquanto o argentino Marcelo Gutierrez completou o pódio com o bronze.

Mais em Pan 2019