Siga o OTD

Pan 2019

A melhor campanha da Ginástica Artística da história dos Pans

Inesquecível! A Ginástica Artística conquistou quatro ouros, quatro pratas e três bronzes. Relembre todas as medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019!

Washington Alves/COB

A melhor campanha dos Jogos Pan-Americanos da história da Ginástica Artística terminou ontem. Foram ao todo onze medalhas: quatro ouros, quatro pratas e três bronzes. A equipe brasileira já está voltando para a casa com todas as conquistas na bagagem. Foram duas dobradinhas e algumas medalhas inéditas na edição de Lima 2019. Está com saudades? Vem relembrar tudo com a gente!

+ CONFIRA AS NOTÍCIAS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA

“Os resultados mostram o trabalho que vem sendo feito em parceria com todas as entidades, comissões técnicas e a atletas. É um grupo muito forte, de jovens talentosos, mas que acima de tudo são muito esforçados. Conquistar estes resultados, que nos deram a melhor campanha da história em Pan-Americanos, não foi simples, mas está ligado à nossa preparação, que foi muito intensa. A Ginástica é um esporte em que você precisa estar sempre pronto para qualquer adversidade e eles estavam preparados para isso”, disse Henrique Motta, coordenador geral e de eventos da Confederação de Ginástica.

+ VEJA OS VÍDEOS DA GINÁSTICA EM NOSSO YOUTUBE

Na preparação para o Mundial, o Brasil superou contratempos no caminho: “A masculina fez um resultado excepcional, enquanto a feminina também fez uma bela campanha. Não tivemos a presença da Rebeca Andrade, que faz parte do nosso quadro de atletas, e também a Jade Barbosa. Mas nada disso impediu que o Brasil fizesse esta campanha brilhante. Conseguimos ultrapassar o nosso desempenho de um Pan-Americano disputado em casa. Isso não é simples. Agora seguimos em frente. Tem o Mundial, que é classificatório para a Olimpíada de Tóquio, e temos confiança de que dará tudo certo e classificaremos nossas duas equipes completas”, conclui Motta.

Não tem segredo

Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Todo dia os atletas eram questionados sobre os bons resultados que tiveram no Pan. Chico Barretto chegou a dizer que tudo isso era apenas uma amostra do que eles faziam diariamente. A construção dessas onze medalhas foi assim: “Não existe segredo. É trabalho. A comissão inteira está trabalhando junto, com o mesmo foco, com o mesmo objetivo, trabalhamos para a equipe. Os resultados individuais foram consequências do trabalho de equipe,” disse o dono de três ouros em Lima 2019, Chico Barretto.

“Eu acho que também é a confiança um no outro. A gente confia muito na nossa equipe. A gente confia muito na equipe multidisciplinar, nos nossos treinadores, no fisioterapeuta. Se manda fazer 100, a gente vai fazer 100. Se manda a gente fazer 200, a gente vai fazer 200,” completou o Arthur Nory, que ficou com um ouro e duas pratas nessa edição do Pan.

O aprendizado e a evolução dos atletas foi notória e, agora, começa a busca pelas metas nacionais e internacionais. Em outubro, na Alemanha, acontece o Mundial e a classificação para a Olimpíada. Toda a bagagem internacional passada nos últimos anos, faz efeito no resultado de agora.

“Hoje os treinadores brasileiros com as experiencias que tem dos Mundiais, de Olimpíadas. O conhecimento dos treinadores está melhor. E está ajudando a gente também. Então a gente consegue perceber a evolução em alguns treinamentos quando é muito pesado, quando saber a hora de descansar. O planejamento está melhorando. E isso consequentemente está ajudando a gente,” lembra Chico. “E a gente está sempre aprendendo também. A gente está aqui pra aprender e evoluir a cada dia,” conclui Nory.

Confira a lista de medalhas do Brasil na Ginástica Artística:

Feminino

• Equipe (Flavia Saraiva, Carolyne Pedro, Lorrane Oliveira, Thais Fidélis e Jade Barbosa) – bronze
• Flavia Saraiva – individual geral – bronze
• Flavia Saraiva – solo – bronze

Masculino

• Equipe (Francisco Barreto Junior, Caio Souza, Arthur Zanetti, Luís Porto e Arthur Nory) – ouro
• Caio Souza – individual geral – ouro
• Arthur Nory – individual geral – ouro
• Arthur Zanetti – argolas – prata
• Francisco Barreto Júnior – cavalo com alças – ouro
• Francisco Barreto Júnior – barra fixa – ouro
• Arthur Nory – barra fixa – prata
• Caio Souza – paralelas – prata

Relembre todas as notícias e medalhas da Ginástica Artística:

Jade vira líder inspirada em Daiane dos Santos e Dani Hypólito

Jade Barbosa cai, sente joelho e será avaliada em Lima

Sucesso na web, Nory conta bastidores do programa no Nonô

CBG confirma que Jade Barbosa está fora do Pan

Jade torce, Brasil fica com bronze por equipes e vai a 7 finais

Brasil fatura ouro e comemora classificação a 12 finais

Flavinha brilha no solo e garante bronze geral, Thaís é a 6ª

Inédito vezes 2! Caio é ouro e Nory prata no individual geral

Pai campeão! Chico comemora ouro no Pan com torcida do filho

Chuva de medalhas! Ginástica encerra com mais 4 pódios no Pan

 

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Pan 2019