Siga o OTD

Pan 2019

Jaqueline Mourão conquista a medalha de bronze em Lima

Aos 43 anos de idade, brasileira enfrenta câimbras na reta final, mas segura a pressão e garante um lugar no pódio dos Jogos Pan-Americanos

Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

O dia aqui em Lima já começou com pódio! Na manhã deste domingo (28), a brasileira Jaqueline Mourão conquistou a medalha de bronze na prova do cross country feminino de mountain bike dos Jogos Pan-Americanos. Aos 43 anos de idade, ela esteve entre as primeiras colocadas desde o início da competição, deixou grande parte das rivais para trás e finalizou em grande estilo.

Desde a largada, Jaque brigou diretamente pela liderança contra a mexicana Daniela Campuzano e a argentina Sofia Gomez. Das seis voltas, a mineira manteve o segundo lugar por quatro oportunidades. Na reta final, o ritmo caiu naturalmente por conta do desgaste físico. Ainda assim, cruzou a linha de chegada com o terceiro melhor tempo para garantir o bronze para o Brasil.

De acordo com os tempos oficiais, Jaqueline Mourão finalizou a prova com a marca de 1h31m12. Com certa folga, Campuzano fechou em 1h30m45 e levou o ouro, enquanto Gomez completou com a medalha de prata (1h31m06).

“Foi um duelo muito forte. Quando vimos a Daniela Campuzano tão perto, começamos a acelerar mais. Eu tentei atacar nas subidas e senti muita câimbra, batalhei até o final para conseguir fechar a distância para a segunda colocada. A Sofia tem um sprint muito forte, eu tentei até o final. Eu estou muito feliz com a minha prova e com toda a equipe que salva o meu lado”, avaliou Jaque.

“A última volta foi o momento mais difícil. Foi uma prova muito arisca, com muita gana. Eu tinha que me defender ali. Na última volta eu já estava com muita câimbra. Eu queria muito essa medalha. Ainda me sinto muito forte. Em 2007, eu perdi a medalha. Fui quarto lugar no Rio na frente de toda a minha família. Eu queria tanto essa medalha. E foi uma luta segurar essa onda. Finalmente eu tive uma segunda oportunidade de conseguir a medalha”, completou.

Mais em Pan 2019