Siga o OTD

Pan 2019

Erlon de Souza passa mal e não termina final com Isaquias

Erlon de Souza passa mal e abandona final da canoagem de velocidade que disputava ao lado de Isaquias Queiroz

(Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br)

A dupla de canoagem de velocidade brasileira Erlon de Souza e Isaquias Queiroz não completou a final do C2 1000 dos Jogos Pan-Americanos neste sábado (27), em Huacho, a 160 km de Lima. Erlon de Souza sentiu-se mal ainda na primeira metade da prova e precisou ser socorrido pela equipe médica da competição.

De acordo com Álvaro Koslowski, chefe da equipe brasileira de Canoagem de Velocidade nos Jogos Pan-Americanos, Erlon de Souza teve um mal súbito na altura dos 450 metros da prova, que tem mil metros, e teve de parar. Isaquias deu o alarme ainda no barco e chamou pela lancha de resgate, que fez a retirada de Erlon da raia e o encaminhou para o centro médico.

Koslowski afirmou que Erlon de Souza ficou resfriado no início da semana, mas que aparentemente ele havia se recuperado. “Nós vamos agora averiguar com calma, fazer exames para ver o que está acontecendo com ele, respeitar o momento do atleta principalmente para que ele possa se recuperar e avaliar com calma o que vai ser feito principalmente do ponto de vista clínico”.

Koslowski disse também que ainda não teve acesso ao boletim médico, mas relatou que durante a prova tinha os atletas sempre em seu campo de visão e não o viu desmaiar. Descartou também lesão. Acrescentou que Erlon saiu andando do centro médico, foi para o hotel e será encaminhado para exames complementarem em Lima, sem ainda conseguir precisar a data.

“Ele (Erlon) não falou nada até agora, mas o que eu posso dizer que eu imagino – fui atleta também – que é a pior coisa que um atleta pode fazer é não conseguir completar uma prova. Ainda mais um atleta que é vice-campeão olímpico e campeão mundial. Deve ser o pior momento dele. Então é momento de ajudar, dar carinho, estar junto para que ele se sinta bem e é isso o que a gente vai fazer”.

Koslowski completou afirmando que não acredita que o ocorrido possa afetar Isaquias Queiroz na final do C1 1000, prova cujas baterias eliminatórias foram disputadas também neste sábado antes da final do C2 1000, que fechou o primeiro dia de competições da canoagem de velocidade dos Jogos Pan-Americanos.

Isaquias Queiroz no primeiro dia da canoagem velocidade no Pan. Local: Lagoa Media Luna, em Huacho, no Peru. Data: 27.07.2019. Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

Provas individuais

No individual, Isaquias Queiroz conquistou vaga na final do C1 1000, assim como Vagner Souta, no K1 1000, e Ana Paula Vergutz, no K1 500. Isaquias Queiroz e Ana Paula Vergutz venceram suas baterias eliminatórias. Vagner Souta passou em terceiro.

No K2 1000, Vagner Souta e Edson Silva também estão na final. Mas eles precisaram passar pela semi, pois ficaram em quarto na bateria eliminatória. Na semi, ficaram em segundo lugar. As quatro finais serão na segunda-feira (29).

O grande adversário de Isaquias Queiroz deve ser o cubano Fernando Jorge, que venceu a bateria eliminatória dele. O tempo do brasileiro foi bem melhor, cerca de oito segundos, mas Isaquias competiu em uma bateria bem mais apertada. Fernando Jorge sobrou na dele, então pode ser que ele tenha ‘tirado o pé’ no final. Bom ficar de olho também no mexicano Everardo Cristobal, o atleta que apertou Isaquias na eliminatória.

Vagner Souta e Edson Silva no primeiro dia da canoagem velocidade no Pan. Local: Lagoa Media Luna, em Huacho, no Peru. Data: 27.07.2019. Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019