Siga o OTD

Pan 2019

10 coisas que você precisa saber sobre o Pan de Lima

O maior evento olímpicos das Américas já começou, mas eu aposto que você ainda tem várias dúvidas sobre o que vai rolar nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Pois, o KENJIRIA está aqui para te ajudar! Separamos dez tópicos com tudo o que você precisa saber sobre o Pan para não ficar boiando na conversa com os amigos.

1 – Calendário

Os Jogos Pan-Americanos começaram a ser disputados em 1951 e essa é a primeira vez em que o Peru sediará o torneio. O início do evento foi no dia 24, com partidas de vôlei de praia e handebol, mas a cerimônia de abertura está marcada para esta sexta-feira (26). O campeonato vai até o dia 11 de agosto com cobertura especial do Kenjiria e do Olimpíada Todo Dia.

2 – Tamanho da delegação brasileira

O Pan de Lima registrou recorde de participantes, com 6.580 atletas de 41 países.

A delegação brasileira é composta de 486 atletas. São 250 homens e 236 mulheres. É o time mais equilibrado em relação a gênero entre todas as participações do Brasil em Jogos Pan-Americanos.

Os mais velhos do Time Brasil são atletas da vela. Cláudio Biekark e Gunnar Ficker têm 64 anos. E eles competem no mesmo barco! Aliás, Cláudio já está na décima participação dos Jogos! Já as mais novinhas são Victória Vizeu, da esgrima, e Bia Mantellato, do polo aquático. Elas têm só 15 aninhos e três meses de idade.

No entanto, esta não é a maior delegação brasileira na história do evento. Ela tá no mesmo porte dos jogos de Santo Domingo, em 2003. Isso porque o Brasil não se classificou para algumas modalidades coletivas. Mas eu falo sobre isso já, já.

3 – Vagas para Tóquio 2020

O Pan de Lima terá 39 modalidades, sendo que 22 darão vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Destas, 14 concedem classificação direta em Lima. As demais contam pontos para seus respectivos rankings olímpicos.

4 – Melhor participação brasileira

A melhor colocação do Brasil no quadro de medalhas foi em 1963. Nos jogos de São Paulo, o país ficou em segundo lugar, com 52 medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos.

Ao todo, o Brasil já conquistou 1.205 medalhas. Foram 329 de ouro, 357 de prata e 519 de bronze. As modalidades responsáveis pela maioria dos triunfos foram natação (184 medalhas), atletismo (173) e judô (124).

5 – Meta de medalhas do Brasil

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) não estipulou uma meta de medalhas para o Pan de Lima, diferentemente do que havia feito nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Mas dá para esperar que o Brasil chegue perto das 50 medalhas de ouro. De 40 a 50 conquistas douradas é um número mais preciso.

Esse número dará ao País a chance de brigar pelo segundo lugar do quadro de medalhas, contra Canadá e Cuba. Vale lembrar que esses países não levam seus principais competidores em algumas modalidades.

É o mesmo caso dos Estados Unidos. Mesmo assim, até a equipe B norte-americana deve manter o país no topo do ranking.

6 – Brasil é favorito em várias modalidades

O Brasil tem amplo favoritismo em algumas modalidades. São elas o handebol feminino, tênis de mesa, com Hugo Calderano, canoagem, com Isaquias Queiroz, além do levantamento de peso, com Fernando Reis. Também devem brilhar nos jogos a dupla da vela Kahena Kunze e Martine Grael, ambas, porta-bandeiras da delegação.

A expectativa é de que o Time Brasil também conquiste um número considerável de medalhas na natação e no judô, além do atletismo.

7 – Modalidades sem Brasil

Lembra que eu falei sobre um número menor da delegação brasileira por conta da ausência em alguns esportes coletivos? Pois é, o Brasil não terá time no futebol e basquete masculino porque as equipes falharam nos torneios classificatórios para Lima 2019.

Nosso país não terá representantes ainda no futebol feminino. Mas isso não foi por fracasso. Pelo contrário. Por ter ganho a Copa América, o Brasil classificou-se para a Copa do Mundo e teve de abrir mão da disputa em Lima.

O Brasil também está fora do hóquei na grama, do softbol e raquetebol.

8 – Brasil com time B

A delegação brasileira não vai com o time principal em alguns esportes coletivos. É o caso das seleções de vôlei de quadra e de praia. Isso vale tanto para as equipes masculinas, quanto femininas. Já em esportes individuais, o País também não leva os principais nomes para o tênis, por exemplo, por conta de um imbróglio relativo a ranking da ATP e WTA, além das regras de classificação para Tóquio.

9 – Skate fora

Quem estreia em Tóquio e está fora de Lima é o skate. A Panam Sports, que organiza o Pan, não entrou em acordo com a World Skate America, e assim a modalidade é a ausência mais sentida no Pan.

Aliás, foi marcada até uma etapa do mundial em Los Angeles, na mesma data do Pan. Daí, já viu, boa parte dos atletas poderia preferir o mundial ao Pan, então, nada feito, nada de skate em Lima.

10 – Esportes estreantes

Lima 2019 marca a estreia do surfe no calendário pan-americano. Outros esportes inéditos são o Stand Up Paddle (incluído como modalidade dentro do surfe), além do basquete 3×3.

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em Pan 2019