Siga o OTD

Pan 2019

Ao lado dos pais, Ícaro Miguel luta “com eles e por eles”

Um dos grandes nomes do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos, atleta do taekwondo recebeu visita ilustre do ‘seu’ Oroni e da ‘dona’ Margarete em Lima antes da estreia nos Jogos

A vontade de rever os pais era tão grande que Ícaro Miguel só jogou uma água no corpo após mais um exaustivo treino de preparação para os Jogos Pan-Americanos. Passou por todo o forte esquema de segurança da escola naval de Callao, onde a equipe de taekwondo está concentrada, e saiu perguntando pelo seu Oroni e dona Margarete. Eles estavam a poucos metros dali, protegendo-se da gelada tarde de quarta-feira (24) em Lima.

“Eu até vim comentando com a Milena (companheira de seleção): ‘poxa, eu não vejo a hora de ver meus pais, quero encontrar com eles’. Eu não moro em Minas com eles, então a gente fica um tempo distante. Encontrar com eles, ainda mais em meu primeiro Pan, é algo que realmente gratificante”, disse Ícaro Miguel, vice campeão mundial em sua categoria e um dos grandes nomes do Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Ali, conversando com exclusividade com a equipe do Olimpíada Todo Dia, os três perfilados não precisaram fazer a menor força para se abrir e contar o que a família representa no sucesso do atleta. “Tudo. Não tem outra palavra para descrever a importância não só desses dois, mas de toda a minha família. Nós temos um lema na nossa equipe que é ‘lutamos por algo maior”. E meu algo maior é a minha família. É por eles que eu faço isso”.

Ícaro Miguel, do taekwondo, nos Jogos PAn-Americanos

Alexandre Loureiro/COB

Dona Margarete, emocionada, se derrete. “Eu fico muito orgulhosa, sou orgulhosa do meu filho, todo mundo sabe disso. O momento é de gratidão. Por ele está aqui já é uma vitória muito grande. E toda a equipe que ele treina. Todo mundo bacana. Uma equipe que produz campeões. Isso tudo é muito bom e conta muito”, diz.

O paizão não consegue – na verdade não tem a menor intenção de – segurar o sorriso. “É uma grande honra. É uma vitória para nós, para o Brasil, para a nossa cidade. É muito orgulho para a gente. É um menino que merece estar onde está e muito mais. O foco do nosso menino está nas Olimpíadas. É o foco dele, ele está correto e está no caminho certo”, diz.

A sintonia, como não poderia deixar de ser, vai para dentro do tatame. “Aqui eu vou lutar com 3 mil porcento de força. Os meus mil, que eu me dedico todos os dias, mais mil de cada um aqui do meu lado”, diz, trazendo com um abraço aconchegante o pai e a mãe para perto de seu corpo. “Sem dúvida vai triplicar essa força aí”.

Maior vitória da nossa história

Ícaro Miguel, do taekwondo, nos Jogos PAn-Americanos

Alexandre Loureiro/COB

A força tripla é o que move Ícaro para as conquistas. “Sem dúvida é com eles e por eles”, diz o atleta. E nos Jogos Pan-Americanos a conquista é a medalha. “Nossa, seria a maior vitória da nossa história. Nós acreditamos e vamos chegar lá. A medalha é tarefa principal. Meu ‘cumpadi’ aqui, meu filho, a paixão da minha vida. Tenho certeza que o objetivo será atingido”, afirma seu Oroni.

A confiança do pai é a mesma do filho. “Fui vice campeão do mundo esse ano. Faltou um pouquinho para a medalha de ouro. Eu trabalhei um pouco mais e aqui eu vou em busca”, diz, mantendo o completo respeito pelos adversários.

“Citar nome seria injusto com a história de cada adversário. Todos eles têm o seu devido valor, sim. São todos muito bons, os melhores de cada país. Cuba é muito forte. República Dominicana, o próprio México, Estados Unidos. Tem vários adversários bons, mas eu confio no meu potencial também. Sei o quanto que eu trabalho, minha dedicação diária”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019