Siga o OTD

Pan 2019

Aos 36 anos, Deonise busca inédito tetra do Pan: muito feliz

Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, Deonise falou sobre jogar na Europa, melhores conquistas da carreira, as lembranças dos Pans e a importância da busca do tetra!

Em busca do tetra! Com vasta experiência no handebol feminino, Deonise Fachinello é a veterana que pode marcar a história da modalidade nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. O Brasil já tem cinco títulos na categoria e em três deles a atleta estava presente. Sendo assim, Deonise seria a única a ter quatro medalhas Pan-Americanas na busca da Seleção pelo hexa. Assista a entrevista exclusiva da brasileira ao Olimpíada Todo Dia!

“Dá aquele friozinho na barriga. Independente se é amistoso, se é jogo oficial, quando você veste a camisa da Seleção sempre dá o friozinho na barriga. (…) Eu estou muito feliz, muito confiante, muito feliz por poder com 36 anos estar disputando um quarto Pan-Americano, poder classificar o país novamente para uma olimpíada, poder fazer parte de uma olimpíada. Isso é uma honra imensa, um prazer enorme, não tenho nem palavras pra descrever.”

O que mais Deonise tem na cabeça são os bons momentos de todas as três edições: Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015. “Todos os momentos que passamos. As três finais, a final de Toronto também foi muito especial. Porque a gente estava bem unido, muito alegre. Com a disposição toda, com a alegria toda Teve Rio, Guadalajara…”

+ ACOMPANHE AO VIVO BRASIL X CUBA – LIMA 2019

O Brasil estreia em Lima 2019 nesta noite (24), quando enfrenta Cuba, às 22h30 (horário de Brasília). A Seleção fez treinos durante a semana, driblou o frio e buscou se entrosar. “A gente está bem, com uma boa expectativa, está trabalhando forte. Trabalhando em cima do que o Jorge vem pedindo pra gente fazer, que agora o trabalho é um pouco diferente, porque ele é um técnico novo. Então é uma filosofia nova. Tem algumas meninas novas que estão integrando esse grupo que veio da Olimpíada do Rio. Algumas mais velhas pararam. Então a gente está treinando, integrando esse grupo. Tem que integrar as novas com as mais velhas. A gente está com uma expectativa boa, de ser um bom jogo, apesar do frio, que está fazendo, mas as condições da quadra são muito boas e estão boas para a gente fazer um bom jogo, mostrar e fazer todo o trabalho que o Jorge passou pra gente. Espero que seja da melhor forma possível e que seja com uma vitória.”

O entrosamento entre atletas com experiência e as novatas vem sendo natural. É possível perceber na quadra e fora dela. Nas redes sociais, a Seleção de handebol feminino vem dando um banho de alegria. “A gente sempre procura estar assim no clima zen, clima tranquilo e mesmo de festa, porque a gente é muito alegre. O povo brasileiro é muito alegre. A gente é muito alegre por natureza. Então a gente nunca perde isso. A gente precisa estar sério, focado, focar no que a gente precisa fazer, no que o Jorge está pedindo, mas a gente nunca perde essa alegria. Porque essa alegria nossa contagia muita gente e contagia a gente mesmo dentro de quadra. Isso é muito forte, muito importante nosso como equipe, essa nossa alegria de estar jogando dentro de quadra e estar colocando fora o que dentro de quadra, porque isso é muito importante, tem sido um ponto muito importante então não podemos perder esse ponto.”

Além das lembranças de Pan-Americanos, Deonise esteve presente na histórica conquista do Mundial de 2013. Título que trouxe um pouco mais de visibilidade para a modalidade. Hoje, a grande maioria das atletas da Seleção joga na Europa. E para a surpresa de todos a melhor lembrança da atleta é indiferente de conquista e emociona ao lembrar…

“Teve o Mundial em 2013, eu acho que é o mais especial de todos até agora. A gente não conquistou um título na Olimpíada no Rio, mas foi muito especial. Eu acho que foi indiferente da medalha, que a gente não conseguiu, mas foi um dos melhores momento que eu já vivi na minha carreira, poder jogar no meu país uma Olimpíada, onde parecia que eu estava sentada dentro da minha casa com a minha família toda em volta, as pessoas gritando, as pessoas ovacionando a gente. Torcendo, eu acho que essa energia eu acho que eu nunca vou sentir em nenhum outro lugar.”

A equipe campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 garante vaga direta para Tóquio 2020. Além do tetra, passa a ser o maior objetivo de Adeonise: “O próximo sonho é a medalha olímpica em Tóquio 2020. Espero que a gente classifique aqui pra poder dar esse primeiro passo, pra gente poder chegar, mas hoje o meu grande sonho como atleta é ser medalhista olímpica.”

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Pan 2019