Siga o OTD

Pan 2019

Pinheiros anuncia atletas convocados para o Pan de Lima

Esportistas do Pinheiros projetam participação nos Jogos Pan-Americanos e almejam medalhas na capital peruana

Crise econômica Pinheiros anuncia redução de 25% de salários de seus atletas
João Raposo/ ECP

Nesta terça-feira (25), em São Paulo, o Esporte Clube Pinheiros promoveu um evento para anunciar a lista de seus atletas convocados para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. O encontro aconteceu na sede do clube, mais precisamente no Ginásio Henrique Villaboim, e contou com a presença de parte da delegação que viajará em busca de medalhas na capital peruana.

Durante a cerimônia, membros da presidência e diretores do Pinheiros detalharam os resultados obtidos na temporada e a expectativa de superar a quantidade de esportistas que participaram da última edição do Pan, realizada em Toronto, em 2015. Por conta do calendário apertado e de compromissos em torneios, nem todos os atletas mencionados puderam comparecer. Ao todo, cerca de 83 pinheirenses já estão confirmados para defender o Brasil, incluindo membros de comissões técnicas.

Além de representarem o Esporte Clube Pinheiros em torneios de grande porte, os selecionados para as disputas de Lima também projetam resultados satisfatórios na competição. “A medalha, sem dúvida nenhuma, é o principal objetivo. Nos Campeonatos Pan-Americanos, eu já fui vice-campeão. É algo muito real (o pódio na capital peruana), não é sonhar demais. Sem contar o fator esporte, em que tudo pode acontecer. É uma competição muito curta, muito rápida, com poucos atletas. Qualquer erro significa uma queda na primeira fase, um acerto garante vaga na final”, comentou o esgrimista Nicolas Ferreira.

De acordo com o programa oficial dos Jogos Pan-Americanos, diversas modalidades disponibilizarão vagas diretas para a Olimpíada de Tóquio 2020, certamente o maior desejo de cada um dos envolvidos no esporte. “Pelos resultados que eu tive no Troféu Maria Lenk, eu fiquei muito feliz. Isso me motivou bastante sabendo que eu posso brigar por uma vaga e uma final olímpica. Foi a primeira vez que nadei abaixo dos dois minutos nos 200 metros. Se eu não me engano, ficaria em quinto ou sexto nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Significa bastante quando sabemos que estamos no caminho certo e que temos tempo para brigar entre os melhores do mundo”, afirmou o jovem nadador Caio Pumputis, relembrando resultados expressivos neste ano.

“As minhas expectativas para o Pan-Americano são excelentes. Estou fazendo uma boa sequência de competições, saltei duas vezes o índice necessário para o Mundial desse ano. Estou me preparando muito bem, confiante de que posso trazer uma medalha de ouro para o Brasil. Estou ansioso, ainda não sei como é uma competição desse nível”, relatou Augusto Dutra, atleta do salto com vara.

Mais em Pan 2019