Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Rio-Sul prepara halterofilismo para Jogos Parapan-Americanos

Halterofilismo disputa Regional Rio-Sul do Circuito Brasil de olho nos Jogos Parapan-Americanos. Etapa em Curitiba também terá provas de natação e atletismo

CPB
Um total de 612 atletas das três modalidades disputarão etapa regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa, a última regional da temporada 2019. Será em Curitiba, na Universidade Positivo, de sexta (12) a domingo (14) e é parte da preparação do halterofilismo para as competições do ano, como os Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru.

O halterofilismo abre as disputas. A modalidade tem caráter nacional e é a única competição da sexta (12) com 137 atletas. Do total de inscritos, 29 competirão pela primeira vez em um evento promovido e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). No sábado (13) outros 313 participantes do atletismo e 162 da natação iniciam suas disputas.

Nomes já consagrados do halterofilismo participarão da regional Rio-Sul, como o baiano Evânio Rodrigues, medalhista de prata nos Jogos do Rio 2016. A paranaense Márcia Menezes, bronze no Mundial de Dubai em 2014, também estará em Curitiba.

Além dos Jogos Parapan-Americanos, a etapa regional Rio-Sul serve para o halterofilismo  como preparação para o Campeonato Mundial e o Campeonato Brasileiro.

O aumento no número de competidores no halterofilismo se deve a um trabalho que começa desde a base, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. A modalidade tem seis Centros de Referência espalhados pelo Brasil, com técnicos indicados pelo CPB. Eles estão localizados em São Paulo, no CT Paralímpico, Itu (SP), Uberlândia (MG), São Bento do Sul (SC), Natal (RN) e Brasília (DF). O objetivo do CPB é expandir ainda mais o projeto.

“Os Centros de Referência compõem a estratégia de descentralização do esporte paralímpico. O objetivo é que, até 2020, tenhamos 15 centros pelo país e que cada um atenda pelo menos três esportes. A escolha das modalidades levará em consideração cada região e o que já é desenvolvido por ali”, explica Alberto Martins, diretor-técnico do CPB.

Atletismo e natação

Atletismo e natação, por sua vez, têm início no sábado, 13, e encaram a última chance de alcançar o índice estabelecido pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro para participar das etapas nacionais, que acontecerão no CT Paralímpico, a partir de maio.

A nadadora fluminense Mariana Gesteira, da classe S10, e o saltador paranense Flávio Reitz, da classe T42, medalhistas nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, são alguns dos destaques.

Esta será a última etapa regional do Circuito Brasil Loterias Caixa em 2019. Outras três foram realizadas em São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro, o estágio Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março, e a etapa Centro-Leste, em Uberlândia (MG), nos dias 30 e 31 de março. Os melhores de cada etapa garantem vaga na fase nacional, a partir de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia