Siga o OTD

Pan 2019

Seleção feminina de vôlei deve ir ao Pan de Lima com time principal

Calendário possibilita participação do vôlei feminino sem prejuízo para o pré-olímpico, principal competição do ano. O mesmo não ocorre entre os homens. A informação é do jornalista Marcel Merguizo

O formato do calendário do vôlei englobando as duas principais competições do ano, o Pan-Americano de Lima e os dois pré-olímpicos, pode fazer com que o Brasil dispute os jogos continentais com a equipe principal no feminino. O mesmo não vale para o time masculino.

De acordo com o jornalista Marcel Merguizo, do blog Olímpico, entre as mulheres o torneio que dá vagas para Tóquio 2020 termina no dia 4 de agosto e será realizado no Brasil. Já o campeonato da modalidade no Pan-Americano começa em 7 de agosto.

Ou seja, são três dias de intervalo, a distância entre os locais de competição é pequena e o torneio mais importante, o pré-olímpico, vem antes.

Entre os homens a dificuldade é maior. O Pan-Americano será entre 31 de julho a 4 de agosto e o pré-olímpico começa cinco dias depois, lá na Bulgária. Ou seja, distância bem maior e a disputa da vaga olímpica ocorre depois do Pan-Americano.

O Olímpico diz ainda que entre as mulheres só não viajariam ao Peru as atletas sem as condições físicas ideais para a segunda disputa.

Vôlei no Pan-Americano e no Pré-Olímpico

O Brasil tem cinco ouros, três pratas e dois bronzes em Jogos Olímpicos com o vôlei. No Pan-Americano são quatro ouros para cada time. Em Toronto 2015, as mulheres, sem o time principal, foram bronze. Neste ano ainda não há a definição de quem vai formar os dois grupos, com quatro times cada, da primeira fase.

No pré-olímpico feminino, o Brasil está no Grupo D, sediado por aqui mesmo, ao lado da República Dominicana, Camarões e Azerbaijão. No masculino a equipe brasileira vai enfrentar, no Grupo A, as seleções do Egito, Bulgária, Porto Rico, na Bulgária.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019