Siga o OTD

Jogos Olímpicos da Juventude

Equipe mista fica no 8° lugar no BMX Freestyle Park

Duda Penso e Wesley Moraes terminam na oitava colocação do BMX Freestyle Park na despedida dos Jogos Olímpicos da Juventude.

Jonne Roriz/Exemplus/COB

Duda Penso e Wesley Moraes competiram, nesta quinta-feira (10), pela última vez, nas provas do BMX Freestyle Park. Os dois ciclistas brasileiros ficaram de fora da disputa por medalhas na prova por equipes e encerram suas participações nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

Nas provas individuais, Eduarda Bordignon deixa os jogos com um 6° lugar, enquanto Wesley Moraes no 8° lugar.

+VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DOS JOGOS DA JUVENTUDE

Um dos cartões postais de Buenos Aires se transformou em um verdadeiro parque radical para os Jogos Olímpicos da Juventude. Em Puerto Madero foi montado o Parque Urbano dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018. No local se concentram disputas de quatro modalidades que vêm se destacando pela conexão com o público jovem – BMX Freestyle, basquete 3×3, escalada esportiva e break dance.

A torcida da casa foi brindada com um show de manobras e a medalha de ouro da Argentina. Para o Time Brasil, que terminou na oitava colocação por equipes, com Duda Penso e Wesley Moraes, mais importante que o resultado foi a oportunidade de dar a primeira experiência olímpica aos dois atletas do país, de olho nos Jogos adultos daqui a dois anos.

“Os Jogos Olímpicos da Juventude são uma oportunidade única para os atletas destas modalidades se integrarem totalmente ao universo olímpico. A participação destas modalidades mais voltadas para o público jovem serve como um grande aprendizado para todos, e para os atletas é uma experiência sensacional. É um outro estilo de vida e faz com que eles tenham o conhecimento e entendam o que é ser um atleta olímpico e de que forma podem se adequar a esse novo universo”, diz Sebastian Pereira, chefe de Missão do Time Brasil em Buenos Aires.

“A inclusão dessas novas modalidades é fundamental para o crescimento do Olimpismo. Acho incrível ter o BMX Freestyle, o basquete 3×3, a escalada, além do surfe e do skate, no Programa Olímpico, pois isso vai atrair muito mais o público jovem em torno do esporte. Foi uma jogada de mestre do COI e uma felicidade enorme para todos nós atletas”, acredita a paranaense Duda Penso.

O Parque Urbano é uma das quatro principais regiões de competições dos Jogos Olímpicos da Juventude. Além do BMX Freestyle e do basquete 3×3, o local é palco das disputas da escalada esportiva, modalidade que estará em Tóquio, e do break dance. Um dos objetivos do Comitê Olímpico Internacional com a inclusão destas modalidades em Buenos Aires é atrair um novo público para o Movimento Olímpico. O Brasil tem representantes em Buenos Aires 2018 no BMX Freestyle, basquete 3×3 e no kitesurfe. “É uma felicidade enorme de representar o meu país em uma competição olímpica. Sempre tive esse sonho desde criança e não tenho nem palavras para explicar o que é para mim poder chegar no nível de representar a nação inteira em uma competição olímpica”, afirmou Duda, de 18 anos, que começou andando numa pista perto da casa da avó, em Francisco Beltrão (PR), e que economizou dinheiro para comprar sua primeira bicicleta de BMX.

A possibilidade de competir em Tóquio 2020 já motiva a brasileira, que promete fazer de tudo pela vaga olímpica. “Todo atleta que está aqui sonha em estar em Tóquio daqui a dois anos ou em Paris, em 2024. Tudo depende de garra, treino e determinação e isso não vai faltar. Vou ralar cada vez mais para ir em busca dessa vaga”, afirmou a quarta colocada no último campeonato mundial juvenil.

Nas disputas de simples, tanto Eduarda Bordignon quanto Wesley Moraes disputaram a final secundária, onde não há disputa por medalha no BMX Freestyle Park. Apenas os quatro melhores das baterias semifinais foram para as finais principais de cada naipe.

Felizmente, Eduarda Bordignon, que tinha sido a pior após as duas baterias semifinais entre as mulheres, conseguiu melhorar sua colocação geral na final. Ela subiu duas posições e se despediu dos Jogos Olímpicos da Juventude com um 6° lugar.

O ouro feminino ficou com a alemã Lara Lessmann. A prata foi para Augustina Roth, da Argentina, e o bronze para Kanami Tanno, do Japão.

Por sua vez, Wesley Moraes deixa Buenos Aires 2018 na última colocação. Após fazer o sétimo melhor tempo na semifinal masculina, o brasileiro acabou perdendo uma posição na final e encerrou sua participação com um 8° lugar.

O ouro ficou com o argentino Inaki Iriartes. Evan Brandes, da Alemanha, ficou com a prata e Patriks Viksna, da Letônia, levou o bronze.

ATLETISMOBADMINTONBASQUETE 3X3BOXECANOAGEMBMX
FUTSALGINÁSTICA ARTÍSTICAGINÁSTICA RÍTMICAHIPISMOJUDÔ
NATAÇÃOPENTATLO MODERNOREMOSALTOS ORNAMENTAIS
TAEKWONDOTÊNISTÊNIS DE MESATIRO COM ARCOTRIATLOVELAVÔLEI DE PRAIAWRESTLING

Mais em Jogos Olímpicos da Juventude