Siga o OTD

Jogos Olímpicos da Juventude

Yane Marques fala sobre convite para Jogos da Juventude

Divulgação/UIPM

Aos 34 anos, a pentatleta Yane Marques passará a sua experiência para os jovens competidores dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018.

Porta-bandeira da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Rio-2016, Yane Marques, do pentatlo moderno, terá um novo desafio em competições olímpicas. Aos 34 anos, a esportista foi convidada para ser uma das embaixadora dos Jogos da Juventude de Buenos Aires 2018., realizado de 6 a 18 de outubro. A pernambucana dividirá a função com o guatemalteco Charles Fernandez, de 22 anos e campeão mundial júnior em 2016, na mesma modalidade.

Yane revela que o convite a pegou de surpresa. “Vai ser um momento histórico e gratificante para mim. Que eu consiga transmitir para os jovens competidores o quão bacana é viver em função do esporte”, afirma a pentatleta, que completa: “Este papel deveria ser parte obrigatória na carreira de todo atleta, usar seu exemplo como inspiração para os mais jovens. Nós que vivemos isso sabemos quão transformador é o esporte para o atleta e sua família”.

Durante os Jogos de Buenos Aires, a brasileira participará de mesas redondas com os 48 pentatletas do torneio (24 em cada disputa), dentre eles, a compatriota Maria Ieda Guimarães. A carioca de 17 anos foi a melhor sul-americana do Pan-Americano Júnior de pentatlo, em agosto do ano passado, no México.

A pernambucana compartilhará a sua história para os jovens e seus treinadores, respondendo a questionamentos da organização do evento, além de acompanhar as provas e estimular os competidores nas disputas.

Yane também falou sobre seu parceiro, Charles Fernandez. Além de se encontrarem em disputas, os dois treinaram juntos nos Estados Unidos. “Charles é uma pessoa maravilhosa. Educado, dedicado, talentoso e carrega consigo justamente esses bons valores que o esporte nos ensina. Ele sabe ser campeão. Gosto muito dele e admiro sua carreira”, elogiou a pernambucana.

O pentatlo modero reúne esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida). Nos Jogos da Juventude, porém,  o hipismo não conta, já que é para competidores de 15 a 18 anos. O programa da modalidade é o tetratlo moderno.

Mais em Jogos Olímpicos da Juventude