Siga o OTD

Jogos Olímpicos da Juventude

No frio, atletas treinam para os Jogos Olímpicos da Juventude

Os 12 atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude em Lausanne, Suíça, participaram de suas últimas competições antes do evento

Os 12 atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude (YOG), que ocorre em janeiro em Lausanne (Suíça), participaram de suas últimas competições antes do grande evento. Os jovens talentos aproveitaram a temporada de provas na Europa para manterem o ritmo até os Jogos.

A equipe do Ski Cross Country, formada por Manex Silva, Rhaick Bomfim e Eduarda Westemaier, esteve na Áustria para participar da Alpen Cup. A competição, que contou com altíssimo nível esportivo, ocorreu de 19 a 21 de dezembro em St. Ulrich am Pillersee.

“Para os atletas que vão participar do YOG foi uma excelente preparação os Jogos. Com 135 atletas na categoria júnior masculino e 78 atletas na categoria júnior feminino, eles competiram com atletas até dois anos mais velhos que a faixa etária do YOG. Ainda assim os resultados foram bastante animadores”, conta Leandro Ribela, coordenador técnico do Ski Cross Country na CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

O treinador completa: “destaque para Manex Silva (2002), que chegou 71a colocação na prova de 10km livre, entre 130 atletas de 21 nações, nascidos a partir de 2000. Ele marcou 153,93 prontos, seu melhor resultado em provas na Europa. Agora seguimos a preparação em Livigno, na Itália, até os Jogos Olímpicos da Juventude”.

Quando questionado sobre suas expectativas para a grande competição em janeiro, o jovem atleta Manex Silva relembra que ainda há um gás final até lá. “Acho que posso desempenhar um bom papel nos Jogos, mas ainda há duas semanas de treinamento nas quais teremos que trabalhar duro”, reflete.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Além da equipe que participará os Jogos Olímpicos da Juventude, outros atletas brasileiros participaram da Alpen Cup, desde os mais novatos da equipe brasileira até o olímpico Victor Santos.

“As provas da Alpen Cup em St. Ulrich foram um excelente teste após a primeira semana de adaptação à neve. Mostraram que na parte técnica, nossos atletas estão se adaptando cada vez mais rápido à neve. Porém ainda precisamos trabalhar resistência e velocidade para poder melhorar o desempenho”, analisa Ribela.

Biathlon

Taynara da Silva, apesar de também compor a equipe que representará o Brasil nos Jogos da Juventude no Ski Cross Country, focou suas atenções para as competições de Biathlon na primeira parte da temporada. A atleta vestirá o verde e amarelo em Lausanne pelas duas modalidades.

Taynara participou de etapa da IBU Junior Cup no dia 20/12 em Martell-Val Martello (Itália). “As condições da neve não estavam tão boas, mas mesmo assim fiz uma boa prova e consegui concluir”, conta. Ela completa: “machuquei meu ombro, quando uma atleta esbarrou em mim em uma das descidas da prova, mas já estou me recuperando para chegar a Lausanne preparada”.

Mais em Jogos Olímpicos da Juventude