Siga o OTD

Jogos Mundiais Militares

Natação brasileira começa semana com ouro e bronze em Wuhan

João Gomes Júnior conquistou o ouro nos 50 metros peito e Viviane Jungblut ficou em terceiro na final dos 1500 metros livre

João Gomes Júnior foi ouro em Pequim na etapa da China da Champions Series de natação
João Gomes Júnior (Jonne Roriz/COB/arquivo)

A natação brasileira começou a semana cheia de competições nos Jogos Mundiais Militares com duas medalhas. Nesta segunda-feira (21), João Gomes Júnior conquistou o ouro nos 50 metros peito e Viviane Jungblut ficou em terceiro na final dos 1500 metros livre.

Para bater em primeiro lugar na final dos 50 metros peito, João Gomes Júnior marcou 27s07. Em segundo lugar ficou o chinês Yan Zibei, apenas 5 centésimos de segundo atrás do brasileiro, com 27s12. O bronze foi para o italiano Andrea Toniato, que ficou fora da disputa do ouro uma vez que cravou 28s13.

João Gomes Júnior e Yan Zibei já haviam feito os dois primeiros tempos nas baterias eliminatórias, com 27s03 para o brasileiro e 27s32 para o chinês. Andrea Toniato marcou o sexto, com 28s26.

Chineses dominantes

Os 50 metros peito foi uma das duas únicas provas que os chineses não venceram nesta segunda-feira. A outra foi os 100 metros borboleta, cujo ouro foi para a Rússia.

Nos 1500 metros livre, Viviane Jungblut foi bronze com 16min29s37. A chinesa campeã, Wang Jianjiahe, chegou mais de 30 segundos antes da brasileira, com 14min57s50.

A prata foi para a Eslovênia, com 16min25s cravados. Nesta prova não houve eliminatórias e a final contou com oito inscrita, sendo que duas não registraram tempo.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Jogos Mundiais Militares