Siga o OTD

Jogos Mundiais Militares

Brasil fatura três pratas no primeiro dia da natação em Wuhan

Pedro Spajari e Guilherme Basseto ganharam as primeiras medalhas do Brasil na natação dos Jogos Mundiais Militares

Pedro Spajari - 100m livre - revezamento 4x100m livre - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Dona da casa, a China dominou completamente as provas da natação no primeiro dia dos Jogos Mundiais Militares. A piscina de Wuhan viu atletas do país conquistarem a medalha de ouro em oito das 11 provas disputadas. Os destaques brasileiros foram Pedro Spajari e Guilherme Basseto, que ficaram com a prata, respectivamente, nos 50m livre e nos 100m costas, além do revezamento 4x200m livre, formado por Leonardo de Deus, Fernando Scheffer, Leonardo Santos e André Calvelo, que também ficou em segundo lugar.

A final dos 50m livre masculino contou com a presença de dois brasileiros. Pedro Spajari bateu na borda em segundo lugar, apenas 21 centésimos atrás do russo Vladislav Griniev, que venceu a prova com a marca de 22s33. Já André Calvelo ficou a sete centésimos de subir no pódio. Ele terminou a prova em quarto lugar com 22s70, enquanto o chinês He Junyi levou a medalha de bronze com 22s63.

+ Rafaela Silva conquista o primeiro ouro do Brasil

Nos 100m costas, Guilherme Basseto liderou os primeiros 50m, mas, na segunda parte da prova foi deixado para trás pelo chinês Li Guangyuan, que venceu com 54s50, 20 centésimos a frente do brasileiro. Já Leonardo de Deus, que havia feito o segundo melhor tempo das eliminatórias, não participou da final.

Na final do revezamento 4x200m livre, Leonardo de Deus foi o primeiro a cair na água e completou seu trecho de prova na sexta colocação. Fernando Scheffer conseguiu reagir bem e colocou o Brasil em terceiro lugar. Já Leonardo Santos subiu o Brasil para o segundo lugar, posição que foi mantida por André Calvelo, que fechou a competição.

O Brasil ficou com a medalha de prata com a marca de 7min17s84, 4s49 atrás da China, que foi campeã do revezamento 4x200m livre. A Rússia terminou em terceiro lugar com 7min22s71.

Além de Pedro Spajari, André Calvelo, Guilherme Basseto e do revezamento 4x200m livre, outros brasileiros disputaram finais no primeiro dia de disputa da natação nos Jogos Mundiais Militares em Wuhan, na China. Viviane Jungblut, nos 400m livre, Fernanda Goeij, nos 200m costas, João Gomes Júnior, nos 100m peito, e o revezamento 4x100m medley feminino ficaram muito perto do pódio ao terminar na quarta colocação de suas provas.

Nos 50m livre feminino, Etiene Medeiros ficou em quinto lugar, enquanto Larissa Oliveira terminou em sexto. Já Gabriele Roncatto, nos 400m medley, ficou na oitava colocação. Confira todos os resultados da natação.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Jogos Mundiais Militares