Siga o OTD

Jogos Mundiais de Praia

Técnica comenta desafio no vôlei 4×4 dos Jogos Mundiais de Praia

A estreia brasileira no torneio, no Catar, acontece neste sábado, às 14h30, contra a Nigéria. República Tcheca e Estados Unidos completam a chave

Jogos Mundiais de Praia
Disputas vão ser realizadas em Doha, capital do Catar (Créditos: Miriam Jeske/COB)

Uma das maiores treinadoras do vôlei de praia, Letícia Pessoa terá uma nova experiência comandando a equipe brasileira de vôlei 4×4 na primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia, em Doha (Catar).

A estreia brasileira no torneio de vôlei 4×4 – o primeiro sancionado pela Federação Internacional de Voleibol (FVIB) no formato quarteto – acontece neste sábado, às 14h30 (de Brasília), contra a Nigéria.

A disputa do vôlei 4×4 é uma variação do vôlei de praia tradicional, disputado em duplas. A área de quadra é a mesma, um retângulo medindo 16m x 8m, mas são quatro atletas em cada time, com dois na reserva. A altura da rede também é a mesma, sendo de 2,24m no feminino. O sistema de pontuação também é o mesmo da forma tradicional, melhor de três sets, sendo o último decidido no tie-break de 15 pontos.

São permitidas até quatro substituições por set. Um atleta que iniciou o set e foi substituído, só pode retornar no lugar do mesmo atleta que o substituiu. As posições em quadra são livres, respeitando, porém, a ordem do rodízio no momento do saque.

Vôlei 4×4 brasileiro

Letícia Pessoa comandou duplas que fizeram história no vôlei de praia brasileiro, como Adriana Behar/Shelda e Alison/Emanuel. A treinadora analisou as diferenças vo vôlei 4×4 para o formato tradicional do vôlei de praia, em duplas, destacando que as funções se tornam mais específicas, como no voleibol indoor.

O grupo brasileiro nos Jogos Mundiais de Praia é formado por Bárbara Seixas (RJ), Carolina Horta (CE), Fernanda Berti (RJ), Juliana (CE), Rebecca (CE) e Tainá (SE).

“A diferença é que cada atleta acaba tendo uma função mais definida, enquanto no vôlei de praia tradicional, cada jogadora realiza um pouco de tudo. Rebecca ficará mais fixa no levantamento, Bárbara Seixas assumindo uma função de passe um pouco maior, Fernanda com algumas jogadas pelo meio de rede. Toda essa parte tática foi passada, também apresentamos uma explicação tática no quadro”, disse Letícia Pessoa, que completou.

“O espírito de equipe está muito legal, o clima está muito bom aqui em Doha, as meninas estão muito receptivas e animadas com o desafio. São várias modalidades diferentes que estamos conhecendo. Tenho certeza que, apesar de não termos tido tantos treinos, temos talento para jogar o voleibol e fazer um bom papel. Estou bastante animada, talvez abra mais uma variação na nossa modalidade para o futuro”, disse.

O Brasil está no grupo A do vôlei 4×4 nos Jogos Mundiais de Praia e enfrenta a Nigéria na estreia. Depois duela contra República Tcheca e Estados Unidos, ambos os jogos no domingo (13), às 10h e 14h (de Brasília), respectivamente.

Os quatro times da chave avançam para a fase eliminatória, que segue com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro durante a semana.

Novidade, mas nem tanto

O formato do vôlei 4×4 nos Jogos Mundiais de Praia é novidade para algumas das atletas convocadas, mas não para Fernanda Berti. A atleta já atuou em torneios exibição com quarteto e espera que a experiência seja útil.

“Joguei um torneio em quarteto durante um desafio contra a Argentina, mas era misto (dois homens e duas mulheres). Somente com no naipe feminino é bem diferente, principalmente em relação ao meu papel como atacante. Formamos um grupo muito legal, e com a Letícia e o Reis Castro nos comandando, tenho certeza que vamos nos divertir jogando juntas. Acho que nossa energia está bem legal em curtir esse novo desafio, mas aquele espírito competitivo aflora quando pisamos na quadra. Além de sempre ser um motivo de orgulho vestir a camisa do Brasil”, destacou a atual campeã brasileira, junto de Bárbara.

Jogos Mundiais de Praia – programação

Grupo A
(12) – Brasil x Nigéria – 14h30
(13) – Brasil x República Tcheca – 10h
(13) – Brasil x EUA – 14h

Horários de Brasília

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Jogos Mundiais de Praia