Siga o OTD

Jogos Mundiais de Praia

Time Brasil estreia nesta sexta nos Jogos Mundiais de Praia

Ana Marcela Cunha, Bárbara Seixas e Aline Silva são alguns dos destaques da delegação nacional, composta por 77 atletas, nos Jogos Mundiais de Praia

Time Brasil estreia nesta sexta nos Jogos Mundiais de Praia
Miriam Jeske/ COB

A cerimônia de abertura da primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia, em Doha (Catar), está marcada para sábado, 12 de outubro, mas o Time Brasil já entra em ação a partir desta sexta-feira, 11, com as estreias das seleções masculina e feminina de handebol de praia e beach soccer. Com a maior delegação dentre os 97 países inscritos, o Brasil chega forte no evento, organizado pela Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC).

São 77 atletas (42 homens e 35 mulheres), de nove modalidades: basquete 3×3, beach soccer, beach tennis, beach wrestling, handebol de praia, maratonas aquáticas, vela (classe Fórmula Kite), vôlei de praia 4×4 e wakeboard.

“O Brasil é um país com quase 8.000km de litoral, que tem bons resultados nas modalidades de praia. Isso foi fundamental para o COB trazer um número significativo de atletas, ter a maior delegação do evento e valorizar os Jogos Mundiais de Praia”, disse Mariana Mello, Chefe de Missão do Time Brasil em Doha.

Entre os destaques da delegação estão Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), cinco vezes campeã mundial; Bárbara Seixas e Juliana Felisberto (vôlei de praia), medalhistas olímpicas; Aline Silva (beach wrestling), vice-campeã mundial de wrestling; Joana Cortez e Rafaella Miller (beach tennis), campeãs mundiais; e Marcelo Giardi, o Marreco (wakeboard), ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e prata em Guadalajara 2011.

“Estou achando uma experiência muito interessante, até porque nunca joguei vôlei de praia no formato de 4×4. O clima está bem legal, tudo muito organizado e estou encarando os Jogos Mundiais de Praia de uma maneira bem positiva”, declarou Bárbara Seixas, prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Os primeiros brasileiros a competirem nestes Jogos Mundiais de Praia serão os atletas da seleção masculina de handebol de praia, que enfrentam Omã, pelo Grupo A, às 9h da manhã, hora local (às 3h, horário de Brasília). Atual campeã mundial, a equipe fez a preparação para o torneio em João Pessoa (PB).

“Os Jogos têm um nível muito forte. Fomos campeões mundiais em 2018, mas tivemos algumas derrotas na campanha, diferentemente do que aconteceu em anos anteriores. Nosso principal adversário será a Croácia. Mas conseguimos treinar forte e a expectativa é subir ao pódio em Doha”, disse Bruno Oliveira, atleta da seleção masculina.

Confira a programação do Time Brasil no primeiro dia de competições:

Handebol de praia – Masculino (Grupo A)

Brasil x Omã – 3h (horário de Brasília)

Handebol de praia – Feminino (Grupo A)

Brasil x Argentina – 5h30 (horário de Brasília)

Beach Soccer – Feminino (Grupo A)

Brasil x Cabo Verde – 12h (horário de Brasília)

Beach Soccer – Masculino (Grupo A)

Brasil x Marrocos – 16h30 (horário de Brasília)

Mais em Jogos Mundiais de Praia