Siga o OTD

Jogos Mundiais de Praia

Beach Wrestling vai com moral aos Jogos Mundiais de Praia

Seis atletas nacionais vão disputar em Doha a versão das areias da modalidade. Camila Fama levou o Circuito Mundial deste ano

Camila Fama, do beach wrestling
Camila Fama vibra com o primeiro título mundial de Beach Wrestling da história (Kadir Caliskan/UWW)

O beach wrestling brasileiro entra em ação nos dias 14 e 15 de outubro para disputar a primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia, marcados para serem realizados em Doha, capital do Catar.

Seis atletas nacionais vão disputar a versão das areias da modalidade chamada de Beach Wrestling ou Luta de Praia. Camila Fama é uma das favoritas em sua divisão de peso (60kg). A lutadora foi campeã do Circuito Mundial de Beach Wrestling 2019, em Zagreb, na Croácia.

A equipe feminina conta ainda com Kamila Barbosa até 50kg, Brenda Aguiar até 70kg e Aline Silva acima de 70kg. No masculino lutam João Victor Santos até 70kg e Davi Albino acima de 90kg.

“O Beach Wrestling está ganhando cada vez mais praticantes ao redor do mundo e se tornando uma potência dos esportes praticados na areia. É uma luta dinâmica com round único e de fácil entendimento para o público.”, afirmou Camila, medalha de ouro na etapa brasileira e na final do Circuito Mundial na Croácia e que se divide entre as areias e os tapetes. Camila também disputou os Jogos Pan-americanos de Lima 2019, na versão olímpica da modalidade.

Beach wrestling masculino

Para dois atletas o torneio é apenas o primeiro compromisso em outubro. Aline Silva e Davi Albino, também são integrantes da Marinha do Brasil e seguem direto do Catar para Wuhan, na China, sede da sétima edição Jogos Mundiais Militares.

Nos Jogos Mundiais de Praia, Davi Albino vai lutar na categoria acima de 90 do Beach Wrestling, e na competição militar até 97kg no olímpico. Com a proximidade das competições, o lutador vai ter atenção redobrada com o peso, mais um adversário além dos rivais estrangeiros na luta por medalhas.

“Estou confiante e com muita expectativa pra lutar. Em virtude dos Jogos Mundiais Militares preciso ficar perto dos 97kg e devo entrar mais leve que outros adversários da minha categoria. Mesmo assim espero trazer essa medalha que por ser a primeira competição será uma conquista inédita para o esporte brasileiro”, afirmou Davi Albino, campeão do Pan-americano de Beach Wrestling em 2017 e melhor atleta do torneio naquele ano.

Os atletas viajam no dia 14 de outubro e serão comandados pelo treinador Daniel Alvarez. O chefe de equipe será Roberto Leitão, Superintendente da Confederação Brasileira de Wrestling. De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil, a delegação brasileira vai contar com 77 atletas em nove modalidades.

Sobre o Beach Wrestling

O Beach Wrestling, ou Luta de Praia, é a versão das areias do wrestling olímpico. Os atletas lutam dentro de uma área circular delimitada por uma fita ou corda em solo arenoso.

Os rounds são únicos de três minutos e o lutador que assinalar três pontos vence. Quedas com as costas expostas valem três pontos. Retirar o adversário da área demarcada vale um ponto, mesma pontuação dada à queda sem expor as costas do rival.

Ao contrário do wrestling olímpico onde os homens se dividem entre os estilos livre e greco-romano, no Beach Wrestling não há esta divisão. Outro mudança importante comparada ao wrestling olímpica é a ausência de luta no solo. Em caso de empate, vence o atleta que marcar o último ponto do combate.

Jogos Mundiais de Praia

Dia 14/10 – Eliminatórias 9h e finais 13h30
Feminino: Kamila Barbosa até 50kg e Camila Fama até 60kg
Masculino: João Victor Santos até 70kg

Dia 15/10 – Eliminatórias 9h e finais 13h30
Feminino: Brenda Aguiar até 70kg e Aline Silva acima de 70kg
Masculino: Davi Albino acima de 90kg
Eliminatórias 9h e finais às 13h30

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Jogos Mundiais de Praia