Siga o OTD

Jogos Escolares

Se ocorrer este ano, evento não terá torneios de esportes coletivos

Futsal, voleibol, basquete e handebol estariam de fora, além dos estreantes taekwondo e ginástica artística

Jogos Escolares da Juventude
Competição ainda não está garantida para ser disputada neste ano (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)

Caso ocorra, a edição de 2020 dos Jogos Escolares da Juventude será desfalcada de algumas modalidades. Segundo o comunicado feito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o novo modelo de competições não contemplará os esportes coletivos (futsal, voleibol, basquete e handebol) e os esportes que realizariam a sua estreia nesse ano no torneio (taekwondo e ginástica artística).

Dessa forma, caso a edição deste ano realmente ocorra, o evento sediará apenas as competições das dez modalidades individuais previstas inicialmente (Atletismo, Badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, Wrestling e xadrez).

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

 Apesar desses anúncios, o COB ainda não garante a realização dos Jogos Escolares neste ano por conta do avanço da pandemia causada pelo coronavírus. A entidade definiu o mês de junho como limite para a decisão de realização ou não da etapa nacional da competição, prevista inicialmente para novembro. Vale lembrar que as etapas regionais, utilizadas como processo seletivo das modalidades coletivas para a etapa nacional, foram canceladas em março.

 “Todos os estados do Brasil estão concentrando seus esforços no combate ao novo coronavírus, prioridade de todos nós neste momento. Algumas secretarias estaduais, responsáveis pela realização dos processos seletivos, já estão sofrendo reduções orçamentárias que impactam diretamente seus projetos esportivos. Acreditamos que a diminuição do escopo para a fase nacional de 2020 é uma forma de nos adaptarmos ao cenário atual”, diz Kenji Saito, gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB.

Coronavírus: atletas não terão desempenho afetado após doença

Os Jogos Escolares da Juventude recebem anualmente mais de 7 mil alunos-atletas de todas as regiões do Brasil, além de treinadores, árbitros, oficiais e o Comitê Organizador, reunindo mais de 8 mil participantes, considerando as fases regionais (setembro) e a nacional (novembro).

“O impacto da realização dos Jogos Escolares nos estados é extremamente relevante para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Será muito positivo se essa redução orçamentária contribuir de alguma forma para, quando a pandemia estiver controlada e a vida voltar ao normal, os Jogos Escolares Estaduais continuarem acontecendo, inclusive nas modalidades que não farão parte do programa de 2020”, explica Kenji. “Porém, nossa função principal agora é avaliar constantemente todos os cenários, sem nunca deixar de pensar que a saúde de todos os envolvidos está em primeiro lugar”, completa o gerente.

Mais em Jogos Escolares