Siga o OTD

Jogos Escolares

Família Carvalhaes unida pelo vôlei de praia

Marcelo é treinador da filha Maria Clara, mas veio a Blumenau com o objetivo de detectar novos talentos para a modalidade

Ana Patrícia/Inovafoto/COB

Treinador da seleção brasileira feminina de base e Observador do vôlei de praia nos Jogos Escolares da Juventude, Marcelo Carvalhaes dedica sua vida ao vôlei desde os 13 anos. Foi jogador do Flamengo na quadra e, anos mais tarde, parceiro de Anjinho e do capitão Carlão na areia. Quando decidiu encerrar sua carreira, começou a trabalhar como técnico e teve como mentores Marcos Miranda e Bebeto de Freitas, referências na modalidade.

Entre tantos atletas comandados por Marcelo, conhecido no meio esportivo como “Big”, estão seus filhos Guto, Marcus Vinicius e a caçula Maria Clara, 16 anos, que disputa pela segunda vez os Jogos Escolares.

“Fui a Natal (RN) em 2018 e perdi a final por 2 a 1. Agora venho em busca do ouro”, diz a carioca, que joga ao lado de Sophia Dantas, com quem foi campeã brasileira sub-17 este ano.

Assim como o pai, Clara iniciou sua trajetória no Flamengo. Porém, a jovem acabou se transferindo para o Fluminense e foi pelo clube das Laranjeiras que a levantadora conseguiu se destacar, a ponto de ser convocada para disputar o Mundial sub-18, no Egito.

“Foi o meu primeiro Mundial e teve um pouco de nervosismo, mas foi uma experiência e um aprendizado muito bons. E ainda trouxemos a medalha de bronze”, lembra Clara, que ajudou o Brasil a quebrar um jejum de seis anos sem medalhas da seleção feminina no Mundial da categoria.

A atleta ainda tem no currículo outra marca expressiva: aos 14 anos, foi a mais jovem a ter disputado uma etapa do Circuito Mundial adulto, em Miguel Pereira (RJ). Um dos segredos do sucesso precoce de Clara é justamente o acompanhamento do pai, que procura orientá-la a todo instante.

“Como sou o treinador dela na praia, rodamos todo o circuito juntos. Filmamos os jogos, analisamos os vídeos e fazemos as estatísticas. Procuro passar tudo para ela, que já vai ter tudo mastigado quando chegar ao adulto”, explica Big.

Em Blumenau (SC), o Observador está dando sequência a um trabalho realizado em parceria pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que visa detectar novos talentos para o vôlei de praia. Entre junho e agosto de 2019, foram realizadas oito peneiras nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Itapema (SC), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Os atletas que não foram identificados poderão ser observados por Big e por Robson Xavier, treinador da seleção masculina de base, que estão acompanhando as partidas no Parque Ramiro Ruediger.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

Mais em Jogos Escolares