Siga o OTD

Jogos Escolares

Armadora vai para Recife após convite do treinador da seleção

Raquel Ladeia, de 13 anos, troca Goiás por Pernambuco e se destaca no handebol dos Jogos Escolares da Juventude em Blumenau

Ana Patricia/Inovafoto/COB

Cristiano Rocha é treinador da seleção brasileira júnior de handebol e comanda o projeto do Colégio Anglo Líder, de Recife (PE), um dos mais bem-sucedidos dos Jogos Escolares da Juventude. Em Blumenau 2019, a principal novidade da equipe é a presença de Raquel Ladeia, 13, natural de Goiânia (GO), que se mudou para a capital pernambucana em fevereiro deste ano após um convite de Cristiano.

“Meu pai tinha uma empresa de embalagens e minha mãe uma loja de roupas em Goiânia, mas eles fecharam as lojas e foram morar comigo em Recife para realizar o meu sonho de se tornar uma atleta profissional. Afinal, não é todo dia que a gente recebe um convite do professor Cristiano, e acredito que na minha cidade natal eu teria menos oportunidades na carreira”, disse a armadora esquerda.

A mudança parece ter sido boa para as duas partes. Na estreia da equipe nos Jogos Escolares, o Anglo Líder fez 26 x 10 na Escola São Domingos, de Torres (RS), com sete gols de Raquel, artilheira do jogo. A equipe pernambucana entrou em quadra de forma avassaladora e não deu chances às adversárias. No primeiro tempo, o placar já era de 18 x 4. “Jogamos muito bem. É claro que apresentamos algumas falhas e precisamos melhorar se quisermos subir no pódio, mas fizemos uma excelente partida”, disse Raquel.

Desde 2006, Cristiano Rocha desenvolve um trabalho sem precedentes no Colégio Anglo Líder. Por suas mãos passaram grandes jogadoras, como as campeãs mundiais Samira Rocha e Deborah Hannah, que também estiveram nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Após dois anos de trabalho com o dinamarquês Morten Soubak, ele agora auxilia o espanhol Jorge Dueñas, além de comandar a seleção brasileira júnior.

Handebol feminino (15 a 17 anos)

Campeãs dos Jogos Escolares da Juventude em 2006, 2007, 2009 e 2018, após encerrar uma sequência de títulos do Colégio Amorim (SP), o Anglo Líder busca o penta no handebol feminino 15 a 17 anos.

Logo na estreia, as meninas derrotaram o Colégio Santa Madalena Sofia, de Maceió (AL), por 32 a 12, com oito gols de Gabriella Tavares. Clarice Félix e Maria Izabel anotaram seis cada.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

Mais em Jogos Escolares