Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Clodoaldo Silva: “inspiração é buscar o impossível”

No décimo capítulo da série Inspiração em parceria com a Nissan, o campeão paralímpico e mentor do Time, Clodoaldo Silva faz uma reflexão sobre o tema. Assista ao vídeo!

“Sempre quando eu penso em inspiração a primeira coisa que vem na minha cabeça é fazer o meu melhor independente se eu vou conseguir ou não, independente se for muito difícil ou, como dizem, impossível. Para mim, nunca teve esse impossível. Então, sempre tive essa inspiração de fazer esse o meu melhor”, define Clodoaldo Silva. Assista ao vídeo da série Inspiração!

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Com quatorze medalhas de Jogos Paralímpicos no currículo, Clodoaldo Silva hoje é mentor do Time Nissan. A inspiração que sempre existiu na carreira, agora faz parte do reflexo na nova geração da natação paralímpica.

Evellyn Ramos e a inspiração por Clodoaldo

A atleta juvenil Evellyn Ramos teve um AVC aos 11 anos, depois de cair ao fazer um espacate em cima de uma pirâmide. Logo após a alta, ela ficou um tempo na cadeira de rodas.

“Eu falava assim: ‘não quero ficar em cadeira de rodas.’ A gente foi em uma exposição de carros. O meu pai perguntando assim para mim: ‘Evelyn, sabe esse moço?’ Eu falei assim: ‘quem que é?’ ‘Acho que é Clodoaldo o nome dele’ Um cadeirante nada? Impossível!”, conta Evellyn.

A reação foi instantânea: “Nossa, fiquei muito feliz, eu falei assim: “eu quero voltar nadar eu quero ser igual ele!” O que inspira mais nele é o caráter, a atitude, o exemplo. Ele é um exemplo para mim,” completou.

Hoje, além de inspirada por Clodoaldo, Evellyn faz parte de um projeto com o ex-atleta: “Agradeço tudo a ele. Porque sem ele não sei o que seria de mim. Clodoaldo, você me inspirou bastante. Você me mostrou que assim eu posso, eu consigo, eu sou capaz. E eu não sei nem o que dizer. Gratidão!,” completa.

Os inúmeros fãs de Clodoaldo

“Para mim é uma alegria muito grande porque eu sempre fui uma pessoa que eu faço o que faço pelo prazer e pelo amor do fazer. Eu nunca faço algo pensando que eu vou ser ídolo, pensando que eu vou ser inspiração para outras pessoas,” conta Clodoaldo após assistir ao depoimento de Evellyn.

“Que a galera que está me vendo agora possa ver e olhar um pouco para a minha história. Um cara que nasceu em Natal no Rio Grande do Norte com paralisia cerebral, falta de oxigenação durante o parto, nasceu com as pernas cruzadas e dobradas. Ao longo da infância e adolescência passou por preconceito, passou discriminação. Começou a nadar como fisioterapia, e anos depois ganhou o Brasil e o mundo indo ao lugar mais alto do pódio.”

Clodoaldo Silva, ex atleta da natação paralímpica e mentor do Time Nissan, durante a gravação da série Inspiração (Reprodução)
Clodoaldo Silva, ex atleta da natação paralímpica e mentor do Time Nissan, durante a gravação da série Inspiração (Reprodução)

“E esse cara, e essas pessoas com deficiência tinham todas as desculpas para se fazerem de coitadinhos, para se fazerem de vítimas da vida e não fizeram. Então, as pessoas que estão vendo essas histórias do esporte Paralímpico e principalmente do Clodoaldo Silva, que possam se inspirar muito,” conclui e deixa a lição.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Paralimpíada Todo Dia