Siga o OTD

Ciclismo BMX

Renato Rezende: “inspiração é algo que te faz ir além”

No terceiro capítulo da série Inspiração em parceria com a Nissan, Renato Rezende comenta a família formada no BMX e se depara com o reconhecimento dos amigos. Assista!

“A inspiração é algo que te faz ir além. Talvez naqueles momentos difíceis você lembra talvez de uma pessoa que te inspira, que ela passou por alguma coisa que foi bem difícil, ela conseguiu passar por isso. Se essa pessoa consegue, você também pode conseguir. Eu acho que é algo assim de fazer você ir além dos seus limites”, define Renato Rezende sobre a palavra Inspiração. Assista ao vídeo!

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O ciclista busca sua terceira Olimpíada no currículo em 2020. Na trajetória, até aqui, o que não faltam são motivos para tê-lo como referência. E se engana quem acredita que esses motivos são apenas dentro da pista. Renato Rezende formou, literalmente, uma família no BMX: o ‘Team 500‘.

“O Renato sempre foi o meu maior ídolo”, conta Guilherme Ribeiro. “Desde o início eu olhava o Renato como um ídolo”, reforça Bruno Andrade Cogo. “Eu costumo falar que o Renato é um pai pra mim, porque onde eu cheguei tem a mão dele, sabe?”, completa Kaique Milani.

Os treinos em Poços de Caldas, cidade de Renato Rezende, foram o palco de muitas memórias cultivadas entre os amigos. “É um sentimento muito grande ter ele como irmão, ter ele como esse exemplo pra mim”, diz Cogo.

“Desde pequeno eu via os vídeos dele na internet e falava: ‘nossa, meu maior sonho é poder estar ali para poder treinar técnica com ele.’ Eu sou muito bom de técnica”, relembra Guilherme.

Sem rivalidades para Renato Rezende: “Eu lembro que eu comecei, fui pular uma rampa, e uma peça na bicicleta quebrou. E ele já foi o primeiro: ‘Cara, vamos lá em casa’. E já me deu um pé de vela, eu lembro direitinho. Foi o meu primeiro contato com ele. Quando uma pessoa te ajuda, aquela pessoa acaba virando especial”, define Kaique.

“Se não fosse por ele, eu acredito que tudo seria muito mais difícil”, pontua Bruno. “Ele me ensina a ser uma pessoa melhor a cada dia”, completa Ribeiro. “Eu costumo falar que ele é a minha referência. O cara não tem um ponto fraco assim, no quesito de conduta”, Milani.

Os amigos são pura admiração: “O Renato é o cara pra mim”, finaliza Cogo. O ciclista do BMX treina com os amigos e se emociona ao assistir o vídeo. Um encontro surpresa com todos reunidos. Puro reconhecimento e gratidão. “Parece que eu sou uma inspiração pra eles”, brinca Renato Rezende. Mas não são só eles… Os depoimentos são muito e englobam até o número 1 do ranking mundial Niek Kimmann. Assista ao vídeo abaixo!

“A gente formou uma família no decorrer desses anos no BMX. É muito gratificante ver isso. E ver onde eles estão hoje, ganhando várias corridas, liderando rankings. O Bruno está na Seleção Brasileira. É muito legal isso”, pontua emocionado Renato Rezende.

“Eu nem esperava esse reconhecimento deles assim. A gente é irmão mesmo. Tudo o que a gente faz um pelo outro a gente não pensa nada em troca. É a parceria mesmo de treino. Sempre que um precisa do outro, tá ali.
Então, obrigado! É emocionante, né?”, completa.

E a reflexão emocionada continua: “A gente não fica pensando nisso diariamente. ‘O que é que eu vou fazer para inspirar alguém?’ Não, isso nem passa pela nossa cabeça. Claro que a gente sabe, a gente tem um carinho e tudo, mas a gente não espera ouvir isso. Eu sou muito grato por isso assim, por todo esse carinho. E cada vez mais eu tento retribuir porque é o que me dá mais energia”.

“Meu recado (para as pessoas) é que busque pessoas pra te inspirar porque comigo dá certo. E no final as pessoas até se inspiraram em mim, rs. Então, busque tentar fazer as coisas o mais certo possível como as pessoas que te inspiram. Porque se alguém te inspira, eu acredito que alguma coisa legal essa pessoa tem e vai te ensinar boas coisas. É isso, busque pessoas inspiradoras porque eu acredito que dá certo”, conclui Renato Rezende.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Ciclismo BMX