Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela: “inspiração é se dedicar a cada dia”

No segundo capítulo da série Inspiração em parceria com a Nissan, Ana Marcela fala sobre ser exemplo e a busca pela medalha que falta. Assista!

“Inspiração é você ter alguém ou algo que te faz acordar todos os dias e você ser melhor. Eu acho que é você se inspirar nessa pessoa ou nesse seu sonho, que você tem. Se dedicar a cada dia. É deixar tudo de lado. As vezes a gente pode falar de família: de pai, de mãe, acho que independente de quem seja é você tentar ser como ele,” essa é a definição de Ana Marcela Cunha para a palavra Inspiração. Assista ao vídeo!

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Seis vezes eleita a melhor do mundo pela FINA, Ana Marcela Cunha tem no currículo doze medalhas em mundiais e é referência para quem está começando. Como, por exemplo, Amanda Morena, de 14 anos.

“Eu comecei a nadar com seis anos, mas desde que eu me entendo por gente a minha mãe me colocou na água. A minha inspiração atualmente no feminino é a Ana Marcela”, conta a atleta juvenil.

A admiração de Morena por Ana Marcela vem desde os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, quando ainda não tinha redes sociais, mas acompanhava tudo através da mãe. Como maior incentivadora da filha, Fernanda Joazeiro participou de um sorteio de uma touca da Ana Marcela. O resultado? Ganhou!

“Nos jogos escolares. Ela era embaixadora e eu disse: eu vou levar a touca e vou pedir para ela autografar. Foi a primeira vez que eu vi a Ana Marcela. E ela me contou que uma das provas mais difíceis foi quando ela foi queimada por água viva no rosto e ela nadou mais da metade da prova com a cara queimada. Esse ano, na segunda etapa do Campeonato Brasileiro nos 5km mais ou menos na metade da prova também eu fui queimada no corpo. Aí, como eu sabia dessa história da Ana Marcela, eu pensei: ‘se ela consegue, eu também consigo’. Terminei a prova e fui passar vinagre no corpo”, sorri lembrando Amanda Morena.

Dai 03 de novembro de 2018: O dia em que se encontraram pela 1ª vez – Foto: Acervo Pessoal

De lá pra cá muita coisa mudou. Ana Marcela além de ídola é também conselheira da jovem atleta. São inúmeros encontros, dicas e fotos. Acima disso, Morena já começa a ter ótimos resultados e tem o exemplo muito perto: “Pra mim você é mais do que uma inspiração. Você é a minha heroína. Você mostra que é possível, mas que você também é gente como a gente. Um dia eu quero ser como você”, conclui Amanda.

14 de novembro de 2018: Amanda Morena e Ana juntas na água pela 1° vez – A atleta foi embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude – Foto: Acervo Pessoal

“Ser uma inspiração para uma nova geração, pra crianças que querem ser como você no futuro… Se me perguntassem há alguns anos, eu não imaginaria chegar onde eu cheguei. Ser quem eu sou. Mas eu acho que o final é o que me deixa mais feliz,” faz a reflexão a atleta. Não é só a nova geração que Ana Marcela inspira. Assista abaixo!

A reflexão? A simplicidade! “Porque eu posso ser a Ana Marcela, ser campeã mundial, mas minha essência e o que eu sou como pessoa é o mais legal de tudo,” diz.

Ser exemplo passa a ser também uma grande força de Ana Marcela em busca do objetivo principal: “Acho que eu já conquistei muita coisa na vida, mas a gente sabe que ainda falta uma. Uma medalha olímpica. Espero, não sei pra quando, mas que futuramente para vocês eu também seja um pouquinho de inspiração. Alguém que deixa um legado e algo de crescimento para vocês,” conclui Ana.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Maratona Aquática