Siga o OTD

Ídolos

Rudisha vai atrás de novo ouro em Tóquio. Conheça outros tricampeões no atletismo

Queniano David Rudisha anuncia que tentará o tricampeonato nos 800 m na próxima Olimpíada e poderá se igualar a outras estrelas do atletismo

O incrível queniano David Rudisha, bicampeão olímpico nos 800 m em Londres-2012 e Rio-2016,  anunciou que tem planos para fazer história no atletismo. Em uma entrevista para uma televisão da Índia, o também recordista mundial da prova afirmou que pretende buscar o tricampeonato olímpico em Tóquio-2020. Se tiver êxito, será o primeiro atleta a conseguir este feito nos 800 m.

“Sei que não é fácil permanecer no topo por três Olimpíadas consecutivas. Normalmente dizem que você pode alcançar seu ápice em uma ou no máximo duas edições dos Jogos. Conquistar este terceiro ouro seguido é meu grande objetivo”, afirmou Rudisha.

Caso alcance o feito na próxima Olimpíada e conquiste sua terceira medalha de ouro, o queniano conseguirá entrar em um seleto clube de tricampeões olímpicos no atletismo.

 VEJA TAMBÉM:

As aposentadorias precoces no esporte olímpico 
Brasil tem duas indicações entre os finalistas do Laureus 2017 
Thiago Braz sonha com voos mais altos 
O calendário 2017 do esporte olímpico
Orçamento de Tóquio-2020 prova que a conta do COI não fecha

Na galeria que abre este post, você pode conferir todos os atletas que faturaram três ouros olímpicos consecutivos. O mais badalado deles é o jamaicano Usain Bolt, que no Rio de Janeiro completou a sequência de três ouros em três provas diferentes  duas provas diferentes: 100 e 200 m,  que começaram em Pequim-2008 e seguiram em Londres-2012. Ele seria tricampeão também no revezamento 4 x 100 m, só que o doping revelado esta semana de seu companheiro de equipe Nesta Carter, em Pequim, deixou Bolt com dois ouros nesta prova.

A Rio-2016 também consagrou outro tricampeonato, o da americana Allyson Felix, três vezes campeã olímpica no revezamento 4 x 400 m nas últimas três Olimpíadas.

A lista tem nomes das primeiras edições olímpicas, como os americanos Ray Ewry (salto em altura e salto em distância) e John Flanagan (lançamento do martelo), tricampeões olímpicos nos Jogos de Paris-1900, St. Louis-1904 e Londres-1908.

E a lista contém até mesmo quem foi tetracampeão, casos da lenda do esporte mundial, o americano Carl Lewis, no salto em distância, o seu compatriota Al Oerter, tetra no lançamento do disco, e o polonês Robert Korzeniowski, com três ouros na marcha atlética 50 km e outro na prova de 20 km.

Se Rudisha atingir seu objetivo e faturar o tri em Tóquio, o clube dos tricampeões olímpicos do atletismo ganhará um de seus mais incríveis integrantes.

Mais em Ídolos