Siga o OTD

Hipismo

Cavaleiro olímpico Pedro Veniss estreia no Indoor 2018

Pedro Veniss e Baloubina disputam o GP/Clássico no sábado (29) e, no domingo (30), a principal prova é o GP World Cup Qualifier e válido pela 5ª Etapa do ranking brasileiro senior top. Três provas show também movimentam na Hípica Paulista.

Cavaleiro olímpico Pedro Veniss estreia no Indoor 2018
Luis Ruas

A 28ª edição do Concurso de Salto Internacional CSI-W Indoor, na Sociedade Hípica Paulista, já está no terceiro dia de competição e segue até domingo (30). Na noite da quinta-feira (27), Pedro Veniss, principal nome do hipismo brasileiro em atividade no exterior no momento, fez sua estreia na competição montando Baloubina, égua de criação nacional de 9 anos filha do lendário Baloubet du Rouet, craque e reprodutor que rendeu o título de campeão olímpico e tricampeão da Copa Mundo ao brasileiro Rodrigo Pessoa.

Pedro e Baloubina fizeram uma falta a 1.40 metro. A principal disputa da dupla será o GP/Clássico, a 1.40/145 metro, no sábado (29), às 18h30. A vitória na disputa ficou em família com José Luiz Guimarães de Carvalho que, montando Lourisiana JMen, venceu sem faltas, em 49s20, seguido por José Roberto Reynoso Fernandez Filho, com Tanita de Galeste Guabi Protécnica, que zerou em 49s7. Coincidentemente Pedro, José Luiz e José Roberto são primos.

“Estou bastante animado em competir com a Baloubina que vem se destacando nas pistas com o cavaleiro Lourenço Viera da Silva”, destacou Pedro, 35, medalhista pan-americano, cavaleiro olímpico e único finalista do Time Brasil de Salto nos Jogos Equestres Mundiais 2018.

Pedro, criado na Hípica Paulista, está em atividade no circuito europeu há cerca de 15 anos. Entre outras conquistas, sua montaria no indoor a égua Baloubina, de propriedade de Adauto Freire titular do Haras Salamandra, que foi vice no GP da Copa São Paulo 2018, principal concurso da Hípica Paulista no primeiro semestre, mostrando a força da criação nacional.

Agenda

Na noite dessa sexta-feira, às 21h30, será disputada a primeira prova internacional, a 1.50 metro. A disputa também vale como qualficativa para o GP World Cup Qualifier, a 1.50/1.60 metro, que encerra a competição no domingo, em duas voltas às 15h00 e 18h30, válido como etapa qualificativa da liga sul-americana para Final da Copa do Mundo 2018 e 5ª Etapa do ranking brasileiro Senior Top (rendimento máximo), com participação de candidatos ao Time Brasil nos Jogos Pan-americanos 2019 e Olímpicos 2020.

A liderança do ranking brasileiro senior top está com Artemus de Almeida, campeão do mesmo ranking em 2017, com 110 pontos, seguido de perto por José Roberto Reynoso Fernandez Filho, campeão do GP Indoor 2017 e bicampeão do ranking brasileiro 2015/2016, 102 pontos, e Luiz Felipe Pimenta Alves, 99 pontos.

Mais em Hipismo