Siga o OTD

Hipismo

Brasileiros buscam pódio e vaga olímpica nos Jogos Equestres

Brasileiros buscam medalha e vaga olímpica nos Jogos Equestres
Luis Ruas

Pedro Veniss, Yuri Mansur, Luiz Francisco de Azevedo e Pedro Junqueira Muylaert estreiam nessa quarta-feira (19). Brasil pode garantir primeira medalha por equipes e qualificação olímpica nos Jogos Equestres Mundiais 2018.

Nessa quarta-feira (19), o Time Brasil de Salto estreia nos Jogos Equestres Mundiais no Tryon International Center, na Carolina do Norte (EUA). Realizados a cada quatro anos, os Jogos Equestres Mundiais (JEM), considerados a “Copa Mundo do cavalo”, em 2018 chegam a sua a oitava edição.

Na segunda-feira (17), os integrantes da equipe apresentaram seus cavalos na inspeção veterinária e nessa terça (18), teve aquecimento. Apresentando ótimos resultados nos principais desafios internacionais, o Time Brasil de Salto chega com chances de pódio em Tryon e é formada pelo olímpico e pan-americano Pedro Vennis montando Quabri de I’Isle, integrante da equipe 5ª colocada nos Jogos em 2014 e agora em sua terceira participação nos Jogos, Yuri Mansur, reserva da equipe em 2014, que monta Ibelle Ask, Luiz Francisco de Azevedo montando Comic e Pedro Junqueira Muylaert apresentando Prince Royal Z MFS, ambos estreando na competição.

Felipe Amaral também convocado para os Jogos desistiu às vésperas do embarque para poupar seu cavalo Carthoes BZ, que não estava em perfeitas condições. Pedro Paulo Lacerda, diretora de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo, é o chefe de equipe.

Nesta quarta-feira, acontece a largada da competição com a prova de velocidade (caça em que faltas são convertidas em tempo), na quinta e sexta, 20 e 21, tem a 1ª e 2ª passagem da final por equipes e domingo, 23, a grande decisão individual.

Com diversas importantes classificações, foi somente em 1998, na terceira edição dos Jogos Equestres Mundiais de Roma, que o Brasil garantiu pódio: Rodrigo Pessoa montando Gandini Lianos, medalha de ouro. Dessa vez, Rodrigo está nos Jogos na condição de técnico da Irlanda, mas pode voltar a defender o Brasil em Toquio 2020. Por equipes, o Time Brasil foi 4º nos Jogos Equestres Mundiais 2010 em Lexington (EUA) e 1994 em Haia (Holanda), e chegou em 5º lugar nos Jogos de Roma (Itália) 1998 e Normandia (França) em 2014. As seis primeiras equipes nos Jogos Equestres Mundiais 2018 automaticamente garantem vaga de seus países para as Olimpíadas de Toquio 2020.

Na semana seguinte aos Jogos, Pedro Veniss e Pedro Muylaert participam do Concurso de Salto Internacional Indoor, entre 26 e 30/9, na Sociedade Hípica Paulista, bem como da coletiva de imprensa em 27/9.

Mais em Hipismo