Siga o OTD

Hipismo

Atletas disputam Internacional e Brasileiro 2017 no Rio

Campeonato Brasileiro de Adestramento.
Luis Ruas

Pela primeira vez, a Sociedade Hípica Brasileira, no Rio, recebe o Campeonato Brasileiro de Adestramento. Atletas de alto rendimento buscam qualificação para os Jogos Equestres Mundiais e Sul Americanos.

Entre 9 e 12 de novembro, a caravana do Adestramento tem encontro marcado no Concurso Internacional, Nacional e, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro, inclusive, de Cavalos Novos, Taça Brasil e Desafio Brasil, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. Indo de encontro às melhores expectativas, estão previstos cerca de 70 conjuntos nas séries Nacionais e Internacionais. A competição contará com cavaleiros e amazonas provenientes de São Paulo, Regimento Nove de Julho de SP, Rio Grande do Sul e, é claro, forte participação do Rio de Janeiro.

A série Internacional Big Tour (nível máximo) é válida como etapa qualificativa para os Jogos Equestres Mundiais 2018, em Tryon, EUA. A Internacional Small Tour vale como observatória para os Jogos Sul Americanos 2018, em Cochabamba, na Bolívia – entretanto, as provas das três modalidades do hipismo devem acontecer em outro local, a ser oficialmente confirmado em breve.

Competem na Big Tour, os integrantes do Time Brasil na Rio 2016 Giovana Pass com Zingaro de Lyw, e Pedro Tavares de Almeida com sua nova montaria Aoleo. O cavaleiro que defendeu o país em Pequim 2008, Leandro Silva com Dicaprio, dupla integrante do Time Brasil, medalha de bronze e 6º no Pan 2015; e Mauro Pereira Junior montando Banzai AMM também participam. O índice mínimo de qualificação exigido pela Federação Equestre Internacional (FEI) é de 66% na nota média final e de um juiz olímpico de nível 5*.

Até o momento, já atingiram este resultado Giovana Pass e João Victor Marcari Oliva, atleta que soma cinco índices obtidos no circuito europeu. Leandro Silva tem um índice conquistado no Internacional na Hípica Paulista em final de junho.

Já a Small Tour tem cinco conjuntos a postos: a amazona de três Olimpíadas Luisa Almeida, medalha de bronze por equipes no Pan Rio 2017, com sua nova montaria Baluarte; Mauro Pereira Junior montando Don Enrico AMM que vem com excelentes resultados nessa série; Gabriel Braga com Laurentio; Cristiano Augusto com Good Boy AMM e Rodrigo Evangelista, que estreia com Colosso do Azeredo na série.

Outra novidade é a realização do Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos no final do ano. “A idade hípica dos cavalos virava em agosto – então o campeonato era realizado em junho / julho. Agora, a exemplo do que acontece no regulamento CBH dos Cavalos Novos na modalidade Salto, estamos dando seis meses de carência e os cavalos podemo seguir competindo nas provas específicas de uma mesma idade durante todo o ano”, explica Sandra Smith de Oliveira Martins, diretora de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo, e integrante do juri.

Mais em Hipismo