Siga o OTD

Hipismo

Jovens promessas participam do Brasileiro de Adestramento

Rio recebe Brasileiro de Adestramento, um dos principais eventos nacionais da modalidade olímpica, de 9 a 12 de novembro, na Sociedade Hípica Brasileira.

Os cariocas terão a oportunidade de ver promessas do hipismo nacional em ação na próxima semana. De 9 a 12 de novembro, a Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa, na Zona Sul do Rio, vai sediar o Campeonato Brasileiro de Adestramento de 2017.  O torneio de um dos esportes mais charmosos da equitação mundial contará com grandes nomes da modalidade olímpica e também com futuras estrelas que sonham um dia participar de alguma edição dos Jogos Olímpicos.

Uma dessas jovens promessas é Isabela Notfhat. A amazona de 21 anos já jogou basquete, foi cheerleader, mas se encontrou no adestramento. Praticante da modalidade nos últimos dois anos, ela já acumula dois títulos estaduais: o de campeã Iniciante de 2016 e o de campeã Elementar de 2017.

“Já praticava saltos e sempre que tinha problemas por lá, via no Adestramento a solução para melhorar meu desempenho nos obstáculos”, Isabela relembra. “Mas desde que ganhei o manga-larga El Loco, percebi que o Adestramento poderia melhorar cada vez mais a performance do meu cavalo, e tem dado certo”, conta a jovem atleta.

Isabela aproveita os fins de semana e feriados para se aperfeiçoar na modalidade. Passando por duas sessões de uma hora, cada, em todo treinamento, ela tem uma receita infalível quando o El Loco começa a demonstrar cansaço nas passadas.

Essa é a hora de treinar em lugares diferentes, como a pista de grama ou em trilhas”, ela dá a solução. “Mesmo com algumas dificuldades, estamos indo bem, e no Brasileiro espero melhorar meu percentual de aproveitamento, chegando aos 70%”, a amazona projeta.

Também com 21 anos de idade, Paloma Almeida tem bem menos tempo de Adestramento do que Isabela (10 meses), mas a paixão pela modalidade é a mesma. Tanto que a jovem amazona decidiu cursar a faculdade de veterinária pelo amor aos cavalos.

Hoje, no quinto período do curso superior e menos de um ano no Adestramento, Paloma acabou de conquistar, em setembro passado, a medalha de bronze na categoria Intermediária do Campeonato Estadual.

“Tenho treinado todos os dias, muito animada, ansiosa, com dedicação e disciplina. Estou muito focada e me concentrando nos mínimos detalhes”, Paloma descreve sua rotina para o novo desafio. “Quero montar bem e superar minhas dificuldades, fazendo uma boa competição. Meu objetivo principal é evoluir na modalidade, mas se alcançar algum pódio ficarei muito realizada”, ela completa.

Juliana Domingues já tem contato com cavalo há bem mais tempo. A amazona de 20 anos já foi atleta do Pentatlo Moderno por quatro anos e a equitação faz parte do programa da modalidade que reúne esgrima, natação, hipismo, tiro a laser e corrida. Por lá, a atleta conquistou grandes títulos, alguns, inclusive, internacionais, como o bronze Sul-Americano Júnior de 2011.

Agora, Juliana foca no esporte que sempre foi a sua preferência no Pentatlo. E já no início de sua entrada no Adestramento, conquistou o título de campeã do ranking Iniciante da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro (Feerj), em 2016. Atualmente, ela é líder do mesmo ranking para 2017.

“Venho treinando para manter o nível satisfatório que venho tendo nas reprises e melhorar minha pontuação geral”, a amazona adianta. “No Brasileiro, quero mostrar harmonia com o meu cavalo e me divertir muito. Será um desafio competir com um garanhão no Adestramento, mas ele está se saindo muito bem, já que essa será apenas a minha terceira competição com ele”, Juliana revela.

O sobrenome Almeida parece ter tudo a ver com o Adestramento. Além da jovem amazona Paloma Almeida e dos irmãos atletas olímpicos Luiza e Pedro Almeida, o Brasileiro do Rio terá outra atleta com Almeida na certidão: Clara Almeida. Aos 12 anos, a amazona é uma das mais jovens do torneio da Cidade Maravilhosa. Com dois anos no Adestramento, ela já praticou futebol e basquete, mas é ao esporte com cavalo que ela se dedica pelo menos uma vez ao dia.

A atual campeã Mirim Estadual conta que os treinos para o Brasileiro estão indo muito bem e diz estar bem confiante para o desafio na próxima semana.

“Meu objetivo é só um: ir bem. Se eu for bem, ótimo; se eu ganhar, vai ser o resultado de eu ter treinado e ter dado o meu melhor”, Clara é bem direta quando o assunto é a disputa. “Claro que eu quero ganhar e ter o título de campeã, mas o mais importante mesmo para mim é ir bem”, ela deixa claro.

Além do Brasileiro de Adestramento, o evento na Hípica do Rio reunirá outras disputas paralelas, como a Taça Brasil, o Desafio Brasil, o Brasileiro de Cavalos Novos e o Concurso Internacional de Adestramento (CDI3*). Este último servindo como qualificatória para os Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018 e os Jogos Equestres Mundiais, no ano que vem, nos Estados Unidos.

CONCURSO INTERNACIONAL DE ADESTRAMENTO, BRASILEIRO, TAÇA BRASIL, DESAFIO BRASIL E BRASILEIRO DE CAVALOS NOVOS

Data: de 9 a 12 de novembro, a partir das 9h

Local: Sociedade Hípica Brasileira, Av. Borges de Medeiros, 2448, Lagoa, Rio de Janeiro, RJ

Ingressos: Entrada franca

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Hipismo