Siga o OTD

Pan 2019

Hipismo realiza seletiva pan-americana de adestramento

Esse final de semana, na Sociedade Hípica Paulista, ocorre a terceira seletiva em paralelo com Nacional de Adestramento e Exposição do Cavalo Lusitano

Mauro Pereira Junior com Don Enrico AMM (Jane Monteiro/arquivo)

Continua acirrada a disputa por uma das quatro vagas no Time Brasil de Adestramento no Pan americano de Lima. Entre sábado (25) e domingo (26), 11 conjuntos estão inscritos em prova na Sociedade Hípica Paulista, divididos em duas categorias: oito no Small Tour e três no Big Tour.

Em paralelo acontece um Concurso de Adestramento Nacional com quase 100 conjuntos, além da 38ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano. Também na Sociedade Hípica Paulista.

O Prix St. George acontece no sábado e a Intermediária I no domingo. Já no Big Tour, o Grand Prix é no sábado, o Grand Prix Special, no domingo. O júri da série Internacional será formado pelo francês Raphael Saleh, juiz 5* da Federação Equestre Internacional (FEI), e por outros três juízes FEI 4*: Claudia Mesquita (Brasil), Sandra Smith Oliveira Martins e César Lopardo Grana (Argentina).

A 4ª e ultima seletiva para formação do Time Brasil de Adestramento que vai para o Pan americano será em 22 e 23 de junho, na Sociedade Hípica Paulista, durante o CDI2* Laffranchi e Haras Crsytal.

A CBH tem até o dia 26 de junho para definir os conjuntos que vão integrar o Time Brasil de Adestramento. A equipe será formada por quatro conjuntos, mais um reserva, e deve ter no mínimo um conjunto de nível Big Tour (Grand Prix). As outras três vagas podem ser preenchidas por conjuntos nível Small Tour (St Georges e Intermediate I).

Contabilizando os índices para o Pan americano

Nas duas primeiras seletivas realizadas em março e abril, oito conjuntos registraram índice técnico estabelecido pela Confederação Brasileira de Hipismo de no mínimo 69% de aproveitamento no Small Tour e 68% no Big Tour. Para se habilitar a vaga na equipe é necessário o registro de um mínimo dois índices.

Com dois índices estão João Victor Marcari Oliva montando Biso das Lezírias e Mauro Pereira Junior com Don Enrico AMM, que competem no Small Tour, e Pedro Tavares de Almeida montando Aoleo (Big Tour).

Com um índice estão cinco conjuntos do Small Tour: João Paulo dos Santos/Carthago Comando SN – conjunto pré-qualificado por ter obtido o melhor resultado no CDI1* de Buenos Aires -, Paulo César dos Santos com duas montarias, Fidel da Sasa JE e Espartano LS, Luiza Tavares de Almeida/Baluarte do Vouga e Yara do Amaral Fernandes/Dileto HI.

Agenda do Adestramento

A modalidade abre as disputas do hipismo no Pan Americano no domingo, 28 de julho, com o Prix. St. George (Small Tour) e o Grand Prix (Big Tour), com disputas que começam às 9h e seguem até as 17h e resultados válidos para a qualificativa individual.

Na segunda-feira 29, com a realização das provas Intermediária I (Small Tour) e Grand Prix Special (Big Tour) se define o pódio por equipes, e os resultados servirão para a qualificativa individual.

Na quarta-feira 31, o Freestyle (Intermediária I e GP Special) define o pódio individual.

Nos Jogos de Lima o Hipismo Adestramento contará com 48 atletas divididos em dez equipes, mais oito atletas que participam da disputa individual.

A equipe campeã e a vice carimbam passaporte de seus países para as Olimpíadas de Tóquio 2020. EUA já garantiram vaga no WEG 2018, e se conquistar ouro ou prata, abre vaga para o ganhador do bronze.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019