Siga o OTD

Hipismo

Disputa por vaga no Pan começa acirrada no adestramento

Ao todo treze conjuntos participaram da primeira de quatro Internacionais. Do total, seis consequiram atingir o índice mínimo definido pela Confederação Brasileira de Hipismo

Foto: divulgação

Começou acirrada a disputa por vagas no Adestramento para os Jogos Pan-americanos 2019, em Lima, Peru.  A primeira de quatro Internacionais foi realizada entre 16 e 17 de março, na Sociedade Hípica Paulista.

O concurso teve 13 conjuntos inscritos, sendo dez no Small Tour e três no Big Tour. No Small Tour cinco atingiram o índice mínimo de 69% estabelecido pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH): João Victor Oliva/Biso das Lezirias, que venceu a St Georges e Intermediate I, respectivamente, com 71,863% e 69,951%; Mauro Pereira da Silva Junior/Don Enrico AMM, duas vezes em 2º lugar com 70,245%; Yara do Amaral Fernandes/Dileto HI, duas vezes 3ª colocada com 69,608% e 69,265%; Paulo Cesar dos Santos/Espartano LS, 5º e 4º colocado com 69,216% e 69,118%; e Luiza Tavares de Almeida/Baluarte do Vouga, 4ª e 5ª totalizando 69,412% e 69,118%.

“Estou montando o Biso das Lezírias há apenas três meses. O Biso aprende com facilidade e acredito que vamos melhorar ainda mais. Nosso objetivo é integrar o time no Pan, para isso voltei para uma temporada no Brasil”, disse João Victor Oliva, 23, que está morando na Alemanha.

Big Tour

Já no No Big Tour Pedro Manuel Tavares de Almeida, montando Aoleo, atingiu o índice mínimo de 68%, e Leandro Aparecido da Silva, com Dicaprio, chegou perto com 67,971%.

A equipe brasileira no Pan contará com quatro conjuntos, sendo pelo menos um de nível Big Tour (Grand Prix). As outras três podem ser preenchidas por conjuntos nível Small Tour (St Georges e Intermediate I).

O júri foi formado pelo alemão Peter Holler, juiz olímpico 5 estrelas, ao lado da brasileira Claudia Moreira de Mesquita, 4 estrelas, da argentina Sandra Smith de Oliveira Martins, também 4 estrelas, e do chileno Max Piraino, juiz 3 estrelas.

“Iniciamos bem as seletivas com vários conjuntos atingindo o índice mínimo estabelecido pela CBH e acreditamos que podemos melhorar ainda mais nas próximas qualificativas. Nosso objetivo é chegar no Pan de Lima com uma equipe competitiva para buscar medalha e, consequentemente, vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio”, observou Sandra Smith, que também é diretora de Adestramento da CBH.

A demais seletivas acontecem em 27 e 28 de abril, de 24 a 26 de maio e entre 21 e 23 de junho, sempre na Sociedade Hípica Paulista.

Adestramento no Pan

O adestramento brasileiro detém até hoje quatro medalhas de bronze por equipes em Jogos Pan-americanos: México 1975, Caracas 1983, Rio de Janeiro 2007 e Toronto 2015, além de um bronze individual conquistado por Orlando Facada montando Premiado em Caracas.

Em todas as três modalidades do hipismo no Pan 2019, os Times Brasil de Adestramento, Salto e Concurso Completo também buscam a qualificação olímpica. No Adestramento habilitam-se para Tóquio 2020 os dois países melhores colocados, ou seja, a equipe qualifica o país para os Jogos. Vale lembrar que, pela primeira vez no hipismo em Jogos Olímpicos, as equipes serão formadas por apenas três integrantes (antes eram quatro).

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Hipismo