Siga o OTD

Handebol

Taubaté vence e disputará o quinto lugar; Thiagus Petrus vai à final

Equipe venceu com autoridade o time do Sydney University, da Austrália, e tem a chance de, ao menos, igualar as melhores campanhas. Barcelona, de Thiagus Petrus, está na final do Super Globe

Divulgação/IHF Super Globe

O Taubaté já pode, no mínimo, igualar a sua melhor campanha no Super Globe, o Campeonato Mundial de Clubes de Handebol, que está sendo disputado em Doha, no Catar. Nesta quarta-feira (17), a equipe venceu o Sydney University, da Austrália, por 38 a 18 e se garantiu no playoff que vale para definir o 5º e 6º colocados na classificação final do Mundial.

O clube brasileiro já havia ficado na 6ª posição em três oportunidades no Super Globe, nos anos de 2013, 2014 e 2015. A partida que define as posições será contra o Hammamet, da Tunísia. Este também venceu por 27 a 26 para garantir uma vaga no playoff.

O Jogo

O Taubaté foi superior por toda a partida. O time liderou o placar sempre e terminou com uma vantagem bem superior ao time australiano. Já no começo da partida, a equipe brasileira abriu 3 a 0 até o adversário conseguir marcar. A diferença se manteve até o final do primeiro tempo, que terminou 16 a 12.

Na segunda etapa, o time brasileiro foi categórico. A diferença foi de quase quatro vezes o número de gols marcados pelo Sydney Uni. No final, excelente atuação dos goleiros da equipe do Taubaté, Maik e Ricardo, que tiveram um aproveitamento de 50% e 35%, respectivamente, nas defesas.

Na linha, os destaques ficaram por conta de Lucas Cândido e André Silva, com cinco gols cada e Tomas Canete e Rodrigo Quost, que tiveram um aproveitamento de 100% nos chutes e marcaram 4 gols cada.

Representante brasileiro na final

O brasileiro Thiagus Petrus será um dos representantes do handebol nacional na grande final do Super Globe, o Campeonato Mundial de Clubes. O Barcelona, time do atleta, conseguiu avançar para a decisão depois de eliminar o Montpellier, da França, por 37 a 30 e está mais uma vez na final, onde defenderá o título contra Al-Saad, do Catar, ou Füchse Berlin, da Alemanha.

O Barcelona venceu o primeiro tempo da partida por 19 a 11 e isso foi decisivo para a classificação da equipe, que acabou perdendo o segundo tempo por 19 a 18.

Com um jogo mais coletivo, o Barcelona teve quatro atletas marcando entre 6 e 7 gols (Mortensen, Guessan, Aleix e Dika), diferentemente do Montpellier, que concentrou em Melvyn Richardson os gols da equipe (ele foi o artilheiro da partida ao marcar 10 gols e obter um aproveitamento de 100%). Thiago Petrus esteve pro pouco tempo em quadra e contribuiu com uma assistência.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Handebol