Siga o OTD

Handebol

Seleção Brasileira juvenil de handebol é convocada para a disputa do Pan-Americano

Depois do Brasil levantar mais uma o troféu de campeão do Pan-Americano da categoria este mês, chegou a vez da Seleção Brasileira de handebol juvenil iniciar a caminhada para garantir o mesmo resultado. De 15 a 22 de abril, a competição será disputada em Santiago, no Chile, por 11 países do Continente, e a partir do dia 6, 20 convocados pelo técnico Washington Nunes treinam em Taubaté (SP) como preparação para o campeonato.

O Brasil é também o atual campeão da categoria e com os jovens talentos vai em busca de uma das cinco vagas para o Campeonato Mundial deste ano, em agosto, na Geórgia. Os treinamentos em Taubaté serão importantes para que o grupo ganhe unidade e para que o treinador possa definir os 16 atletas que seguem para o Chile no dia 14.

“O trabalho feito com a equipe Júnior foi muito interessante porque deu continuidade ao que foi feito no ano passado, com jogadores que tiveram um tempo bom de treinamento e, acabou culminando com a conquista do Pan-Americano. O Juvenil é uma equipe mais nova, que necessita um maior tempo de trabalho, e que tem um potencial muito grande. A expectativa é que consigamos dar continuidade a todo o processo da formação defensiva 5×1, que tem trazido muito sucesso nos confrontos internacionais. Acreditamos que essa defesa bem implantada vai dar bastante trabalho para os adversários pan-americanos”, avaliou Washington.

Como vem sendo trabalhado nos últimos anos, todas as categorias das Seleções têm feito um trabalho integrado e de padronização para que os atletas possam incorporar diferentes categorias. “Também queremos começar a observar jogadores com talento para compor a Seleção Júnior. Estamos cada vez mais buscando jogadores com perfil que possam entrar no ciclo olímpico e fazer uma observação detalhada é bastante importante tanto nos Juvenis quanto nos Juniores.”

Washington lembrou do planejamento que já está feito para a disputa das competições internacionais da base, disputadas este ano. “A fase vai ter 20 jogadores. Vamos trabalhar do dia 6 ao dia 14 e vamos viajar com 16 atletas. Vamos ter um corte para o Pan e depois dele, teremos outra etapa na qual devemos convocar mais atletas, possivelmente 24, para aumentar o número observado no Brasil inteiro e daí sim pensar nas etapas de Mundial. O objetivo no Pan é classificar em primeiro lugar do grupo e partir para as finais, mas vamos com o objetivo de manter a hegemonia que o masculino conquistou nos últimos anos, vencendo o Pan-Americano”, encerrou.

Seleção Brasileira juvenil de handebol masculino

Goleiros – Jeroty Rodrigues Carlos (São Bernardo/Metodista/Besni-SP) e João Robson Santos Martins (JR98/PSul-DF).

Armadores – Guilherme Borges Moraes Silva (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Gustavo Nogacz (EC Pinheiros-SP), Leonardo Marcelo Comerlatto (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Paulo Vinícius Oliveira Cândido (FC Porto-Portugal), Pedro Augusto Mota Teles (ASHb/Sorriso-MT) e Marcos Vinnycius Freire Guimarães (Sport Recife/Uninassau-PE).

Centrais – Matheus Lucas Gerhardt (ASHb/Sorriso-MT) e Tarcísio Freitas de Oliveira (Castro Alves-ES).

Pontas – Allefer Higor Bellan (Aceu/Univali/Fmebc-SC), Guilherme Miguel Laranjeiro Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Caleby Louzada Silva (Castro Alves-ES), Leandro Alves Monte da Silva (EC Pinheiros-SP) e Ronaldo Catarino Júnior (Vegus/Guarulhos-SP).

Pivôs – Edney Silva Oliveira (Maringá-PR), Carlos Eduardo dos Santos Júnior (Campos/Flamengo-RJ) e Matheus Pereira Bastos (ASHb/Sorriso-MT).

Comissão técnica

Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Ivan Bruno Maziero (Macarrão)
Supervisor: Cássio Marques
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Chefe de equipe: Marcos Oliveira (Tatá)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol