Siga o OTD

Handebol

Chiuffa é destaque brasileiro na abertura da Champions

Com a participação de cinco jogadores brasileiros, começou nesta semana a Champions League de handebol masculino. O grande destaque entre eles foi o ponta direita Fábio Chiuffa, que marcou seis gols na vitória do Sporting, de Portugal, sobre o Metalurg, da Macedônia, por 34 a 26. Sem o mesmo brilho do compatriota, Rogério Moraes, do Vardar, e José Guilherme Toledo, do Orlen Wisla Plock, venceram na estreia. Já o Abanca Ademar León, de Acácio, apenas empatou e o Barcelona, de Thiagus Petrus, acabou derrotado.

A grande atuação de Chiuffa aconteceu num jogo que estava complicado para o Sporting. Jogando em casa, o time português tinha Pedro Solha como destaque com cinco gols no primeiro tempo, que terminou empatado em 13 a 13. Na etapa final, o brasileiro entrou no lugar de Valentin Ghionea e mudou completamente a partida. Com seis gols, o ponta direita revolucionou o jogo com uma energia que contagiou os companheiros e à torcida. Artilheiro do confronto, ele foi também protagonista do lance mais bonito ao receber de Nikcevic no ar e marcar um gol espetacular.

Com o resultado, o Sporting termina a primeira rodada como vice-líder do Grupo C, atrás apenas do Bjerringbro-Silkeborg, da Dinamarca, que derrotou o Chekhovskie Medvedi, da Rússia, por 39 a 28 e lidera  chave por conta do saldo de gols.

Campeão da Champions League de 2017 pelo Vardar, da Macedônia, o pivô Rogério Moraes fez apenas um gol em cinco tentativas na vitória de 27 a 24 de sua equipe contra o Montpellier, na França. Com o resultado, o time lidera o Grupo A da Champions League de handebol masculino com um gol a mais de saldo do que o Meshkov Brest, que ocupa a segunda colocação. O destaque da partida foi o goleiro Dejan Milosavljev, que saiu da quadra como o grande heroi do resultado positivo obtido pelo Vardar.

Quem também estreou com vitória foi o Orlen Wisla Plock, do armador José Guilherme Toledo. Jogando em casa, na Polônia, o time não deu chances ao Wacker Thun, da Suíça, e venceu por dez gols de diferença: 34 a 24. Destaque do jogo foi Ziga Mlakar com oito gols marcados. Já o brasileiro contribuiu com apenas um em duas tentativas. Com a grande vantagem obtida na partida de estreia, a equipe polonesa lidera o Grupo D da Champions League de handebol masculino.

No meio da semana, o espanhol Abanca Ademar León,  do armador Acácio, empatou com o Rihimaen Cocks, da Finlândia, por 19 a 19. Apesar do resultado não ter sido tão bom, o brasileiro teve boa atuação, marcando três gols em três tentativas, encerrando a partida de estreia com 100% de aproveitamento nos arremessos. Com o resultado, a equipe ocupa a terceira colocação do Grupo D.

O único brasileiro a ser derrotado foi Thiagus Petrus, recém-contratado pelo poderoso Barcelona, que perdeu para o Rhein-Neckar Lowen, da Alemanha, por 35 a 34 naquele que foi, sem dúvida, o melhor jogo da rodada de abertura da competição. Gudjon Valur Sigurdsson, de 39 anos, foi o maior goleador da equipe alemã ao marcar seis vezes. Apesar da derrota do Barça, o ponta Aleix Gomez fez um jogo quase perfeito com 11 gols em 13 arremessos.

Próxima rodada

Na semana que vem, o Sporting, de Chiuffa, enfrenta o Chekhovskie Medvedi na Rússia no sábado. Já o Vardar, de Rogério Moraes, joga no mesmo dia contra o IFK Kristianstad, da Suécia. Já o Barcelona, de Thiagus Petrus, pega o Telekom Veszprém, da Hungria, na Espanha. O Abanda Ademar León, de Acácio, também joga em casa contra o Dinamo Bucareste, da Romênia. O único brasileiro a jogar no domingo será José Guilherme de Toledo, contra o Elverum Handball, da Noruega.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol