Siga o OTD

Handebol

Gyori, de Duda, bate Bucuresti e vai à sétima final em dez anos

Pela sétima fez nos últimos dez anos, o Gyori, equipe da brasileira Duda Amorim, está na final da Liga dos Campeões de handebol, o torneio mais importante interclubes da modalidade. Neste sábado, em Budapeste, a equipe húngara derrotou o Bucuresti, da Romênia, por 26 a 20, e se garantiu na grande decisão do torneio, que será neste domingo. O adversário será o vencedor do Rostov-Don, da Rússia, e o Vadar, da Macedônia, que duelam ainda neste sábado.

A Lazslo Popp Arena, em Budapeste, estava praticamente lotada. Na maioria, cerca de 80%, torcedores do Gyori, time de uma cidade que fica a cerca de duas horas de carro da capital. Mas, os romenos também eram muito barulhentos, lotando dois setores da arquibancada.

Duda esteve bem, como de costume, na defesa, sendo um dos pilares da equipe para impedir os ataques do Bucuresti. No ataque, marcou quatro gols, um deles de trás do meio de campo, quando as rivais tentavam a sorte no fim do jogo com goleiro linha.

O time húngaro é o atual campeão da Liga, e venceu também em 2012/13 e 2013/14. Em 2008/09, 2011/12 e 2015/16, o time ficou com o vice. É uma das equipes mais tradicionais no handebol europeu. Há exatos dois anos atrás, na mesma Papp Lászlo Sportaréna, local em que será realizado o Final 4 deste ano, contra o mesmo o Bucuresti, o Gyori perdeu a final da Champions em uma das mais duras derrotas da história da equipe húngara. O time romeno forçou as penalidades e venceu de forma drámatica.

O jogo começou bem pegado, com o Gyori trabalhando muito bem a defesa. No ataque, o time não ia tão bem, até  sete metros perdeu, mas liderava, após dez minutos, por 3 a 0. O primeiro gol do Bucuresti saiu só com onze minutos. Aos poucos, o time romeno foi entrando no jogo e, com um bom trabalho da pivô Andrea Manea, foi encostando no placar.

As duas equipes erravam bastante no ataque e até mesmo em contra-ataques e sete metros. Duda, por exemplo, estava muito bem na defesa, mas teve um gol anulado porque pisou na linha antes do arremesso.

Anita Gorbicz, que está há 15 anos no Gyori e é a maior artilheira da história do time, com quase 1000 gols, era a principal arma do ataque húngaro, anotou quatro na primeira etapa. Pelo lado romeno, Cristina Neagu dava as cartas. No fim, 12 a 10.

A equipe romena começou melhor o segundo tempo e, após doze minutos, empatou a partida em 16 a 16 com Majda Mehmedovic, o que obrigou o técnico húngaro a pedir tempo. Naquele momento, a festa era inteira da torcida do Bucuresti.

Mas, o Gyori voltou a abrir dois gols, o segundo deles em uma linda jogada de Duda Amorim que, na ocasião, fez seu terceiro na partida. Faltando dez minutos para o fim, o time verde parecia ter retomado o controle da partida e vencia por 20 a 16. Nis últimos minutos, a equipe romena até tentava, mas não conseguia reagir, perdendo ataques por conta da afobação e não conseguindo segurar as rivais do Gyori na defesa.

 

Mais em Handebol