Siga o OTD

Handebol

Brasil derrota Japão e fica perto da classificação no Mundial de handebol

Chiuffa marca 4 em vireada do Drobrogea

A Seleção Brasileira ficou muito perto da classificação para as oitavas-de-final do Mundial de handebol masculino depois de vencer neste domingo o Japão por 27 a 24 em Nantes. Foi a segunda vitória do Brasil na competição, que perdeu na estreia para a França e derrotou a Polônia no sábado.

Com os resultados, a equipe ficou muito perto de conseguir a classificação antecipada para as oitavas-de-final. E isso pode acontecer nesta segunda-feira mesmo sem o time entrar em quadra. Basta que a Rússia derrote os poloneses no mesmo local da vitória brasileira deste domingo.

Depois do começo avassalador que fez a diferença no jogo de sábado contra a Polônia, o Brasil deixou o Japão liderar boa parte do primeiro tempo. O grande problema era a falta de atenção na defesa, uma das principais qualidades da equipe comandada por Washington Nunes.

Aos poucos, no entanto, o Brasil foi entrando no jogo graças à grande atuação de Chiuffa e, mais uma vez de Haniel. Com um gol de João Pedro, aos 23 minutos, os brasileiros abriram dois gols de vantagem pela primeira vez no duelo. Com a defesa funcionando bem, o Japão começou a errar e Maik mais uma vez fez defesas importantes. Assim, o placar chegou a 14 a 10, mas por conta de duas bobeiras nos momentos finais do primeiro tempo, a vantagem no intervalo era de apenas dois gols: 14 a 12.

Apesar de parecer pequena, a vantagem foi importante e foi mantida sob controle pelo Brasil por boa parte da etapa final. Ela só aumentou com um gol de Tchê, que fez 22 a 19. Depois, Haniel ampliou para quatro: 25 a 21. E, na sequência, João Pedro fez com que a Seleção alcançasse a maior vantagem na partida, 26 a 21, quando faltavam menos de cinco minutos.

Com tão pouco tempo para terminar, o Brasil controlou a partida até o final e garantiu o resultado por 27 a 24. O grande destaque da partida foi o jovem Haniel, de apenas 21 anos, autor de oito gols, dois a mais do que o ponta Chiuffa e três a mais do que Zé Guilherme. O goleiro Maik também fez a diferença. Ele teve um aproveitamento de 44% com 14 defesas em 32 chutes, enquanto Bombom, que jogou menos tempo, teve

O Brasil tem mais dois jogos na primeira fase do Mundial de handebol masculino. Na terça-feira, a equipe dirigida pelo técnico Washington Nunes enfrenta a Noruega e, na quinta, pega a Rússia. Ambos os jogos estão marcados para 11h.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol