Siga o OTD

Handebol

Brasil encara Romênia em torneio preparatório para Mundial Masculino de Handebol

A seleção brasileira masculina de handebol vai fazer três jogos nos próximos dias em preparação para a estreia no Mundial Masculino de Handebol, na França, que acontece na semana que vem. Esses jogos fazem parte da Yellow Cup, um torneio amistoso em preparação para a principal competição do ano.

Serão três jogos até domingo (8), com os donos da casa, Romênia e Eslováquia. Os brasileiros iniciam o torneio contra a Romênia, às 17h (horário de Brasília). No sábado (7) pegam a Eslováquia, às 12h30, e no domingo (8), encaram os anfitriões, às 12h15. Com exceção da última partida, todas terão transmissão pelo site: www.handballtv.ch/sport/handballTV.

Na cidade suíça de Winterthur, o grupo dos 16 atletas convocados por Washington Nunes treina desde terça-feira (3), aproveitando para fazer a aclimatação com as baixas temperaturas de janeiro na Europa. O torneio é a reta final de preparação para a estreia fortíssima que a equipe espera para o Mundial, diante da atual campeã e donos da casa, a França. Por isso, esses próximos três jogos têm grande importância para a análise do treinador, de acordo com as estratégias traçadas para o Mundial.
“Estamos nos preparando para o Mundial, com foco nas equipes que vamos enfrentar, porém, também observando cada jogo que vamos ter aqui nessa competição na Suíça. O primeiro será contra a Romênia e espero uma partida interessante. Enfrentamos os romenos em um torneio na Polônia e fomos bem, só que agora eles trouxeram um jogador que é também treinador do time do Barcelona. Mudou o padrão de jogo, o trabalho defensivo, estão jogando o 6×0 como o Barcelona e também o 5×1 como o Brasil. As ações de ataque são muito parecidas com as do Barcelona”, descreveu Washington.
Com todas essas novidades na equipe adversária, o desafio para os brasileiros deve ser ainda maior, o que, nesse caso, é bastante positivo para contribuir na preparação. “Por isso, acreditamos que será um jogo interessante, difícil e uma experiência muito boa para nossos objetivos no Mundial. Nossa ideia ainda é explorar algumas ações de sete contra seis e também verificar o trabalho defensivo, provavelmente enfrentando ataques com sete jogadores”, acrescentou o treinador.
Após a Yellow Cup, na segunda-feira (9), a Seleção viaja para Paris, onde fará a abertura do Mundial contra os franceses, na Accorhotels Arena, às 17h45 (horário de Brasília). As equipes fazem parte do grupo A, que conta ainda com Polônia, Japão, Noruega e Rússia. No sábado (14), o Brasil enfrenta a Polônia, às 11h45, no domingo (15), o Japão, às 17h45, na terça-feira (17), será a vez de Noruega, às 11h, e na quarta-feira (18), os adversários serão os russos, no mesmo horário. O Mundial terá transmissão dos canais SporTV e ESPN.
Yellow Cup: 
Horário de Brasília
Sexta-feira (6)
15h30 – Suíça x Eslováquia
18h – Brasil x Romênia
Sábado (7)
13h30 – Eslováquia x Brasil
16h – Suíça x Romênia
Domingo (8)
10h30 – Romênia x Eslováquia
13h15 – Suíça x Brasil
Seleção Brasileira
Goleiros – César Augusto de Almeida ‘Bombom’ (OIF Arendal-Noruega) e Maik Santos (AL-Rayyan-Qatar).
Armadores – Gabriel Ceretta Jung (FC Barcelona-Espanha), Haniel Lângaro (BM Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Hungria), Oswaldo Maestro Guimarães (Anaitasuna-Espanha), Thiago Alves Ponciano (BM Ciudad Encantada-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).
Centrais – Henrique Teixeira (CB Huesca-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambery Savoie Handball-França).
Pontas – Claryston David Cordeiro Novais (ADJF/Independência Trade-MG), Fábio Chiuffa (KIF Kolding Kobenhav-Dinamarca), Guilherme Torriani (Vegus/Guarulhos-SP) e Lucas Cândido (BM Guadalajara-Espanha).
Pivôs – Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Rogério Moraes (WC Vardar-Macedônia).
Comissão técnica
Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Hélio Lisboa Justino
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Fernando Millaré
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Supervisor: Cássio Marques

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol