Siga o OTD

Handebol

Duda brilha, Gyori bate Vardar e conquista Champions

Brasileira Duda Amorim anotou um gol faltando nove segundos para o fim do tempo normal, levando a partida para a prorrogação. No tempo extra, marcou mais quatro vezes e foi o destaque do título 

O handebol feminino europeu é verde de novo. Neste domingo, a equipe do Gyori, da Hungria, conquistou o título da Champions League de handebol, batendo na final o Vadar, da Macedonia, por 27 a 26, após empate em 20 a 20 no tempo normal.  A final foi uma repetição da decisão do ano passado. Foi a quarta conquista da competição da brasileira Duda Amorim, que foi, mais uma vez, destaque. No tempo normal, fez um gol faltando nove segundos, que levou a partida para a prorrogação. No tempo extra, anotou mais três.

Durante a partida, ela pode não ter sido tão efetiva no ataque, fez apenas dois gols, mas sofreu dois sete metros essenciais para a recuperação do time, que teve sua vitória ameaçada no segundo tempo. Como sempre se destacou na defesa, mas, em alguns momentos, foi muito agressiva, levando duas punições de dois minutos.

É o quarto título da equipe nas seis últimas edições. O time conta com Duda Amorim, brasileira que foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2014, e que é titular absoluta do Gyori. Na final, foi essencial na defesa, como de costume.

Já o Vardar amarga mais uma temporada sem título. O time chegou nas últimas cinco semifinais, ficando três vezes em terceiro e, neste domingo, foi vice pelo segundo ano seguido.

No primeiro tempo, o time húngaro começou melhor. Duda abriu o placar e fez, no primeiro minuto, seu único gol na etapa inicial. O Gyori aproveitou bons contra-ataques e abriu 7 a 4 nos primeiros 15 minutos. A torcida estava junto com o time e parecia que o jogo ia ser relativamente tranquilo.

Mas o técnico do Vardar pediu um tempo e, a partir dali, o jogo mudou. A goleira Amandine Leynaud passou a conseguir boas defesas, e o Vardar encontrou o caminho do gol no ataque, principalmente com Andrea Lekic. O placar chegou a ficar 8 a 7 para o Vardar, mas os times foram para o intervalo empatados em 9 a 9.

No segundo tempo, o Vardar seguiu o embalo do fim do primeiro e abriu 11 a  9 nos primeiros minutos. O time húngaro parecia perdido em quadra, errando arremessos fáceis e tomando exclusões de dois minutos. Duda, aliás, fez uma falta e foi punida.

A torcida do Bucaresti, time romeno que perdeu na semifinal do sábado para o Gyori, esteve presente em grande número no local e, em todos os momentos, apoiava a equipe da Macedônia.

O Vardar chegou a ter dois gols de diferença e errou um sete metros. Ali, o Gyori começou uma recuperação, empatou em 14 a 14 e viu sua torcida entrar de novo na partida. Nyckie Groot era o destaque da equipe da casa no ataque, mas na defesa o time seguia sofrendo com a ponta direita do Vardar.

Os times seguiram trocando gols, sem que nenhuma das equipes abrisse dois de vantagem. Faltando menos de dois minutos, Anja Althaus levou dois minutos e deixou o Gyori com uma a menos. Ali, o Vardar conseguiu abrir 19 a 18 com Lazovic. Com um sete metros, Groot deixou tudo igual, 19 a 19. Faltando vinte segundos, o time da Macedônia anotou um e o placar ficou 20 a 19. O Gyori tinha um ataque para levar para a prorrogação e conseguiu, com um gol de Duda.

Na prorrogação, Duda anotou três gols só no primeiro tempo, e o Gyori foi para o intervalo com 24 a 23, graças a um tento anotado no último segundo. Com uma a mais, o time húngaro abriu 26 a 23 no segundo tempo da prorrogação e encaminhou a conquista.

No último segundo, o Vardar teve uma bola cara a cara, mas a goleira do Gyori defendeu e garantiu o título.

Mais em Handebol