Siga o OTD

Handebol

Paulistas e catarinenses brigam até domingo pelo título da Liga Nacional

Chegou a hora das quatro equipes classificadas entrarem em quadra em busca do título da Liga Nacional de handebol feminino. Abluhand/FURB/FMD Blumenau (SC), Pinheiros (SP), São Bernardo/Metodista (SP) e UnC/Concórdia (SC) disputam as semifinais do campeonato nesta sexta-feira (16) e sábado (17), e as vencedoras garantem vaga para a grande final no domingo (18). Todos os jogos terão como palco o ginásio poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP), e serão transmitidos pelos canais SporTV, Bandsports e Band (conforme programação abaixo). A entrada para o público é gratuita, sem haver necessidade de troca de ingressos antecipadamente.
Os duelos da semifinal da Liga Nacional de handebol feminino mesclam paulistas e catarinenses. UnC/Concórdia (SC) e Pinheiros (SP) jogam na sexta-feira (16), às 19h30, e no sábado (17), às 11h. Já o São Bernardo/Metodista (SP), líder absoluto na fase classificatória, e Abluhand/FURB/FMD Blumenau (SC) se encaram na sexta-feira (16), às 21h30, e no sábado (17), às 13h. A decisão do título será no domingo (18), às 13h, e antes disso, às 9h30, haverá a decisão do bronze.
O técnico Eduardo Carlone, da Metodista (SP), aposta em dois grandes duelos contra Blumenau (SC). Mesmo tendo uma certa vantagem na decisão, ele afirma que a equipe precisar estar atenta. “Fizemos uma boa campanha, que nos dá a possibilidade de jogar por dois empates. Em um confronto equilibrado, como sempre é entre Blumenau e nós, é uma boa vantagem. Tenho certeza que será muito disputado, apesar de termos vencido os dois jogos da fase classificatória contra eles”, lembrou o treinador.
Invicta até aqui, a Metodista (SP), que é nove vezes campeã da Liga Nacional de handebol feminino, teve um tempo para respirar e se preparar para a final após uma temporada cheia. “Nossa preparação foi boa. Tivemos um bom tempo para trabalhar desde o final das quartas, sendo que vínhamos em uma maratona de jogos, principalmente com a nossa ida para o Chile para disputar o Pan-Americano“, acrescentou Carlone.
A tática de Blumenau (SC) é tentar descobrir pequenas falhas das paulistas para levar vantagem, o que será um trabalho árduo e de muita concentração. “Logo depois que passamos pelo Português/AESO (PE) nas quartas de final, tivemos dois dias para comemorar por estarmos pela décima vez entre as quatro melhores equipes do Brasil e, a partir do terceiro dia, começamos a focar nas semifinais. Enfrentamos duas vezes a Metodista nessa Liga. É uma equipe que tem meninas experientes, com currículo muito bom, olímpico e mundial. Os dois jogos que fizemos com elas foram bons por 40 minutos e durante os outros 20 deixamos o placar escapar. A equipe está bem consciente de que se quiser ganhar não vai poder jogar só 40 minutos, e é isso que estamos treinando, com foco, atenção para tentar tirar os pontos fortes da Metodista e minimizá-los. Estamos tentando ver no que elas erraram e no que podemos aproveitar para reverter o placar que não foi favorável para nós na fase de grupos”, revelou o técnico Sérgio Graciano.
O confronto entre Concórdia (SC) e Pinheiros (SP) pela semifinal da Liga Nacional de handebol feminino também deve ser marcado pelo equilíbrio, assim como as partidas da fase classificatória entre os dois, quando foi uma vitória para cada lado. As equipes foram, respectivamente, segunda e terceira colocadas na fase classificatória da Conferência Sul/Sudeste/Centro e passaram bem pelas quartas de final. “Esse é um momento de muita ansiedade. Começamos a trabalhar em fevereiro para isso. Nos preparamos durante 11 meses para chegar às finais do maior evento brasileiro, que é a Liga Nacional. Há um empenho bastante grande por parte da comissão técnica e das atletas para que possamos chegar pelo quinto ano consecutiva às finais. Para isso, vamos ter que ter um rendimento ainda maior do que tivemos na fase classificatória”, pontuou o técnico de Concórdia (SC), Alexandre Schneider.
O técnico conta que a equipe não vê a hora de disputar as semifinais. “Ficamos 30 dias sem competição e, com isso, se perde um pouco o ritmo, mas ganhamos na recuperação de atletas, no trabalho físico, no aspecto tático daquilo que podemos enfrentar com o Pinheiros. Creio que estamos bem preparados e respeitando o adversário. Acredito que o grupo está focado. As atletas têm se dedicado aos treinamentos e a expectativa delas é muito grande para colocarmos em prática aquilo que estamos treinando e conquistar essa vaga novamente”, completou o treinador, revelando que a equipe fará uma homenagem à Chapecoense vestindo a camisa do time. Chapecó (SC) fica a menos de 100 quilômetros de Concórdia (SC).
Para o Pinheiros (SP), a missão será parar a forte equipe de Concórdia (SC) com toda a experiência que possui em decisões da Liga Nacional, segundo o técnico Alex Aprile. “Nossa preparação foi muito boa. Porém, temos convicção que será muito difícil quebrar a hegemonia de Concórdia em finais da Liga Nacional”, comentou.
Programação  – Liga Nacional de handebol feminino
Sexta-feira (16)
19h30 – UnC/Concórdia (SC) x Pinheiros (SP) – SporTV e Bandsports
21h30 – São Bernardo/Metodista (SP) x Abluhand/FURB/FMD Blumenau (SC) – SporTV e Bandsports
Sábado (17)
11h – UnC/Concórdia (SC) x Pinheiros (SP) – SporTV e Bandsports
13h – São Bernardo/Metodista (SP) x Abluhand/FURB/FMD Blumenau (SC) – SporTV, Bandsports e Band
Domingo (18)
9h30 – Disputa do bronze
13h – Disputa do ouro – SporTV, Bandsports e Band
Serviço
Fase final da Liga Nacional Feminina de Handebol
Dias: 16, 17 e 18 de dezembro
Local: Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, na Avenida Kennedy, 1155, em São Bernardo do Campo (SP)
Entrada gratuita

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol